25 de agosto de 2015

Alunos presentes em encontro de Defensores Públicos

Rosângela Fressato
Dr. Gustavo Gorgozinho na abertura do evento

Acadêmicos do curso de Direito da UNIFENAS, câmpus Alfenas, participaram do 3º Encontro Regional da Adep – MG (Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais), que ocorreu na Universidade, dia 13 de agosto.

Eduardo Syrino Generoso, presidente da Adep, diz que objetivo do encontro é propiciar a troca de ideias e de experiências, promover atividade cultural, além de reunir os defensores públicos na regional de Alfenas. Segundo ele, é finalidade também do evento apresentar para os estudantes e profissionais da área jurídica as atividades da defensoria pública e sua importância na defesa do cidadão carente. “E, como estamos dentro de uma universidade, os estudantes já podem refletir sobre suas escolhas futuras”.

Dr. Renato Faloni de Andrade, defensor público na comarca de Alfenas, relata que o 3º Encontro é um momento muito importante para reunir os defensores da região do sul de Minas, expondo-lhes as necessidades, anseios e projetos, “e também levando um pouco da defensoria pública, da nossa Associação de Classe para a comunidade jurídica, especialmente para a comunidade jurídica da UNIFENAS, professores e acadêmicos, fazendo com que a defensoria pública seja mais conhecida, mais divulgada”.

Dra. Cristiane Neves Procópio Malard, defensora pública geral, ressalta que para a defensoria pública é uma alegria muito grande estar na UNIFENAS promovendo esse encontro. “Hoje inauguramos a nova sede da defensoria pública na comarca de Alfenas, o que representa uma autonomia da instituição e também uma melhor qualidade no atendimento ao indivíduo carente”.

Ela deixa uma mensagem aos alunos que desejam seguir a carreira de defensor público: “estudem com paixão e amor e não se atenham somente aos livros, mas também à questão da humanização, do atendimento, da proximidade com o cidadão”.

Para o professor de Direito Penal da UNIFENAS e coordenador regional da Adep, Dr. Gustavo Gorgozinho Alves Meira, a realização desse evento na UNIFENAS é relevante porque possibilita ao aluno o contato com uma profissão importante da área jurídica, que é a defensoria pública, uma carreira que está despontando no mundo jurídico.

Durante o Encontro, foram proferidas as palestras “O papel do defensor público na desconstrução dos novos direitos”, proferida por Roger Vieira Feichas (defensor público, professor e autor de livros) e “Fundamentos criminológicos do Direito Penal Mínimo”, por Rodrigo Murad do Prado (defensor público, professor e autor de livros).

Professor Paulo Gustavo Vilela também esteve presente ao evento, representando a coordenadora do curso de Direito, professora Ivânia Goretti Oliveira Pereira.