28 de agosto de 2015

Palestrante relata experiência no projeto “Médicos Sem Fronteiras”

Rosângela Fressato
Dr. Saulo Silveira, ex-professor de fisiologia da UNIFENAS; a palestrante Liliana; a presidente, Gabrielly, e demais membros da Liga

Vários acadêmicos se reuniram na Sala Professor Edson Antônio Velano, dia 17 de agosto, para prestigiar o 2º Simpósio da Liga de Infectologia, que contou com a presença da médica Liliana Mesquita Andrade relatando sua experiência no projeto “Médicos Sem Fronteiras” (MSF).

Liliana é anestesiologista no Hospital de Base do Distrito Federal, Hospital das Forças armadas e Hospital da Criança de Brasília - José de Alencar. Iniciou sua atuação com MSF em 2010 no Haiti, República Centro Africana Paquistão; Sudão e Paquistão, em 2011; Faixa de Gaza, em 2012; Iêmen, em 2013 e Faixa de Gaza, em 2014. A médica explicou também aos presentes como funciona a organização do projeto Médicos Sem Fronteiras.

Gabrielly Miranda, presidente da Liga, conta que o tema da noite foi escolhido para enriquecer a vida extracurricular dos acadêmicos com experiências diferentes do seus cotidianos e abordando um outro lado da medicina - ajudar e servir o próximo em situações extremas e precárias. “Dra. Liliana mostrou uma realidade de guerra e miséria diferentes da a que estamos acostumados. Uma forma de instigar os acadêmicos a sair da sua zona de conforto e perceber que a medicina e o juramento de Hipócrates vão bem mais longe que a sala de aula, o hospital e o ar condicionado dos consultórios”.

A presidente ressalta que fora objetivos ainda da palestra enfatizar como é possível trabalhar em equipe, de forma multidisciplinar e multicultural, em situações extremas, com condições básicas (e em alguns casos nem isso), e com pouco fazer muito. “Instigar o aluno a ajudar e a se conscientizar das diferentes realidades e adversidades, com a certeza de que existem muitos que precisam de nós”.