16 de setembro de 2015

Encontro da 1ª turma de Fonoaudiologia da UNIFENAS

Rosângela Fressato
Ex-professoras e egressos de Fonoaudiologia posam para a foto

A primeira turma que se formou no curso de Fonoaudiologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, reuniu-se na Universidade, no início do mês. A egressa e organizadora do encontro, Miriam da Silva Riuto Dias, conta que a proposta foi, após 15 anos de formados, reunirem-se para matar as saudades dos colegas de classe.

O encontro homenageou também o fundador da UNIFENAS, professor Edson Antônio Velano, que levou o nome da primeira turma. “Ele sempre foi muito especial para nós”, ressalta Miriam.

O ex-aluno Thiago Sérgio Santos Rodrigues veio de Porteirinha, MG, para se reunir com os colegas de faculdade. Ele viajou 930 km para chegar a Alfenas e diz que valeu a pena. “Nada paga esse momento. Se fossem 1930 km, eu viajaria do mesmo jeito”. Ele comenta que sua esposa também se formou em fonoaudiologia pela UNIFENAS “e o ensino dessa instituição não deixa nada a desejar. Nossos colegas de sala estão muito bem colocados por esse Brasil afora”.

Jussara Filizzola foi a primeira coordenadora da Fonoaudiologia. Para ela, apesar de não existir mais o curso na UNIFENAS, ficaram legados muito importantes, que são a Clínica, que atende pacientes de Alfenas e região, e os profissionais que despontam no mercado de trabalho.

“Nós fizemos uma história aqui na UNIFENAS. Em 1997, quando nós chegamos, o professor Edson disse: ‘Professora, Alfenas não será a mesma depois da sua turma’. Era realmente uma turma feliz, animada e sedenta de conhecimentos. Relembrar tudo isso é muito emocionante. Tudo que vivemos aqui será eterno na memória e no coração de todos”, Jussara, acrescenta que a Universidade sempre procurou dar o melhor de fundamento, de formação, “procurou profissionais engajados com o compromisso e com a ética”.

Sanyelle Pinheiro, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação auditiva, física e visual do Hospital Universitário Alzira Velano e ex-coordenadora do curso de Fonoaudiologia, relata que é muito importante para a UNIFENAS receber essa turma de egressos que estão no mercado atuando em sua área. Ela enfatiza que a proposta da UNIFENAS é essa: preparar bons profissionais para que possam enfrentar o mercado, que está cada vez mais competitivo. “É um momento também de muita recordação, pois ficamos aqui relembrando a primeira aula expositiva, as perguntas que eles faziam. É muito bacana ver o crescimento do aluno e que hoje está brilhando em suas carreiras profissionais”.