20 de novembro de 2015

Psicologia faz atividades integradoras com idosos

Rosângela Fressato
Acadêmicos junto aos idosos do PAI

Acadêmicos do 8º período do curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, por meio das atividades integradoras, trabalharam o tema “Envelhecimento e Bem-estar” com idosos do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas.

O encontro ocorreu no Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde os acadêmicos desenvolveram estratégias de relaxamento, estimulação corporal, contato físico e estimulação da expressão espontânea de emoções. “Por meio da intervenção psicológica, foi possível um resgate das experiências de vida dos idosos participantes e um estreitamento do vínculo entre as diferentes gerações. Toda a atividade foi permeada por muita alegria e emoção”, ressalta a acadêmica Maria Regina Martinez.

Ao final da vivência grupal, foi oferecido um lanche, ocasião em alunos e idosos tiveram oportunidade de desfrutar de um momento de interação social. “Gostaríamos de destacar que a atividade foi uma oportunidade única para nós, estudantes de psicologia, de aproximação com uma realidade de envelhecimento saudável e ativo que tem sido promovida pelo PAI”.

A atividade integradora contou com o apoio da Fisioterapeuta Márlia Nassau, que acolheu a proposta dos estudantes e possibilitou a participação dos idosos na atividade. Contou, ainda, com a contribuição do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Alfenas, que cedeu sua infraestrutura aos estudantes e idosos.