20 de janeiro de 2016

Projetos sociais recebem o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social

Sandra Alves, Fábio Borghi, Rogério Prado com os representantes do “Sábado na Praça”, desenvolvido pelo curso de Educação Física da UNIFENAS, e a professora Gerusa Vilela Terra, diretora de graduação da Universidade

Considerado por representantes de projetos sociais, desenvolvidos no sul e sudoeste de Minas, como o “Oscar da Responsabilidade Social”, o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social foi entregue a 10 projetos que se destacaram nestas regiões. Este ano o troféu ganhou um novo designer em forma de gota.

Entregue durante a 12º edição do Fórum de Responsabilidade Social, que ocorreu na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, no dia 13 de novembro (2015), a comissão organizadora substituiu as tradicionais “mãos abertas”, pelo troféu “Gota”. O simbolismo por trás deste novo formato remete a um projeto social que pode ser compreendido com uma gota no oceano, mas com a capacidade de promover ações que transformam vidas.

Organizado pela UNIFENAS, NETSU (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário) do curso de Administração e a TV Alterosa (afiliada do SBT), o Prêmio Assis Chateaubriand tem como proposta dar visibilidade aos projetos sociais. Como ocorreu em anos anteriores, 20 projetos selecionados para concorrerem ao prêmio foram exibidos na programação da emissora, a partir de reportagens realizadas com cada uma das iniciativas. Ao final, 10 receberam o troféu gota, sendo que destes, três, considerados de maior destaque, levaram o troféu “Gota de Ouro”. Os premiados com o troféu também recebem o “Selo de Responsabilidade Social”, que poderá ser usado em seu material de divulgação pelo período de um ano.

Fabio Borghi Rodrigues, gerente comercial da TV Alterosa, destacou que é um orgulho para os organizadores poderem promover um evento que reconhece a dedicação de pessoas que reservam parte da sua vida em ajudar o próximo. “E é uma honra poder contar com a parceria com a UNIFENAS e o NETSU para entregar o ‘Oscar’ da Responsabilidade Social aqui para o sul de Minas. Talvez seja até um exagero. Mas acho que é apropriado pela dedicação que nós colocamos nesse projeto e também de todos os participantes que o engrandecem”, disse.

O despertar do lado social

Nos 12 anos de sua realização, o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social já contou com mais de 800 projetos inscritos e mais de 200 ganharam visibilidade por meio dele. Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade, explica como os projetos são avaliados. “São diversos docentes convidados, de diversas instituições, que participam do processo de avaliação, com um critério bastante rigoroso. Então, é interessante a gente perceber que nós temos projetos que estão cumprindo com todas as exigências para receber um prêmio como este”, destaca.

Em 2015 foram premiados com o troféu “Gota” os projetos: Apac, de Alfenas; Apae, de Areado; Ludovico Pavoni; de Elói Mendes; Aspat; de Lavras; Sábado na Praça, de Alfenas; Saúde no Campo, de Divisa Nova e o Proerd, de Varginha. O troféu “Gota de outro” foi para a Vida Viva, de Alfenas; o CDCA, de Varginha, e o Cidadão Consciente, de Nova Resende.

A professora Sandra de Souza Alves, coordenadora do Netsu, destaca a participação de alunos de Administração da UNIFENAS no apoio à organização do Fórum. “É muito interessante, porque o mundo hoje a nossa volta está tão desumano, com pessoas desinteressadas, que não têm esse olhar social. Então, o nosso curso, como os demais cursos da UNIFENAS, tem esse foco de fazer trabalhos sociais e ambientais que estimulam o aluno a sair daqui preparado não somente teoricamente, mas também como cidadão preparado para a vida.”