Notícias UNIFENAS

Notícias

20 de janeiro de 2016

Projetos sociais recebem o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social


Everton Marques
Ampliar foto
Sandra Alves, Fábio Borghi, Rogério Prado com os representantes do “Sábado na Praça”, desenvolvido pelo curso de Educação Física da UNIFENAS, e a professora Gerusa Vilela Terra, diretora de graduação da Universidade

Considerado por representantes de projetos sociais, desenvolvidos no sul e sudoeste de Minas, como o “Oscar da Responsabilidade Social”, o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social foi entregue a 10 projetos que se destacaram nestas regiões. Este ano o troféu ganhou um novo designer em forma de gota.

Entregue durante a 12º edição do Fórum de Responsabilidade Social, que ocorreu na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, no dia 13 de novembro (2015), a comissão organizadora substituiu as tradicionais “mãos abertas”, pelo troféu “Gota”. O simbolismo por trás deste novo formato remete a um projeto social que pode ser compreendido com uma gota no oceano, mas com a capacidade de promover ações que transformam vidas.

Organizado pela UNIFENAS, NETSU (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário) do curso de Administração e a TV Alterosa (afiliada do SBT), o Prêmio Assis Chateaubriand tem como proposta dar visibilidade aos projetos sociais. Como ocorreu em anos anteriores, 20 projetos selecionados para concorrerem ao prêmio foram exibidos na programação da emissora, a partir de reportagens realizadas com cada uma das iniciativas. Ao final, 10 receberam o troféu gota, sendo que destes, três, considerados de maior destaque, levaram o troféu “Gota de Ouro”. Os premiados com o troféu também recebem o “Selo de Responsabilidade Social”, que poderá ser usado em seu material de divulgação pelo período de um ano.

Fabio Borghi Rodrigues, gerente comercial da TV Alterosa, destacou que é um orgulho para os organizadores poderem promover um evento que reconhece a dedicação de pessoas que reservam parte da sua vida em ajudar o próximo. “E é uma honra poder contar com a parceria com a UNIFENAS e o NETSU para entregar o ‘Oscar’ da Responsabilidade Social aqui para o sul de Minas. Talvez seja até um exagero. Mas acho que é apropriado pela dedicação que nós colocamos nesse projeto e também de todos os participantes que o engrandecem”, disse.



O despertar do lado social

Nos 12 anos de sua realização, o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social já contou com mais de 800 projetos inscritos e mais de 200 ganharam visibilidade por meio dele. Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade, explica como os projetos são avaliados. “São diversos docentes convidados, de diversas instituições, que participam do processo de avaliação, com um critério bastante rigoroso. Então, é interessante a gente perceber que nós temos projetos que estão cumprindo com todas as exigências para receber um prêmio como este”, destaca.

Em 2015 foram premiados com o troféu “Gota” os projetos: Apac, de Alfenas; Apae, de Areado; Ludovico Pavoni; de Elói Mendes; Aspat; de Lavras; Sábado na Praça, de Alfenas; Saúde no Campo, de Divisa Nova e o Proerd, de Varginha. O troféu “Gota de outro” foi para a Vida Viva, de Alfenas; o CDCA, de Varginha, e o Cidadão Consciente, de Nova Resende.

A professora Sandra de Souza Alves, coordenadora do Netsu, destaca a participação de alunos de Administração da UNIFENAS no apoio à organização do Fórum. “É muito interessante, porque o mundo hoje a nossa volta está tão desumano, com pessoas desinteressadas, que não têm esse olhar social. Então, o nosso curso, como os demais cursos da UNIFENAS, tem esse foco de fazer trabalhos sociais e ambientais que estimulam o aluno a sair daqui preparado não somente teoricamente, mas também como cidadão preparado para a vida.”