13 de fevereiro de 2016

UNIFENAS firma convênio com o CEJUS de Campo Belo

Daniela Rodarte
Na solenidade de inauguração do Cejus em Alfenas o Desembargador Wander Marotta; a juíza Adriani Garcia, coordenadora do Centro; reitora da UNIFENAS Profa. Maria do Rosário; e a juíza Andréia Freitas, diretora do fórum, descerram duas placas: uma do Tribunal de Justiça e outra da Universidade

O Cejus (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Campo Belo contará com a parceria e cooperação da UNIFENAS, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciária, Câmara de Mediação e acadêmicos do curso de Direito. A partir de convênio firmado entre o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) e a Universidade, cerca de 70 alunos fizeram um curso de mediação e conciliação promovido pelo Tribunal.

A iniciativa busca incentivar a pacificação social e estimular os métodos alternativos de solução de conflitos. Os Cejus são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Os centros oferecem amplo acesso à justiça, sem custo, sem demora e sem grandes formalidades.

A unidade do Cejus foi inaugurada no segundo semestre de 2015 e ocorreu no salão do Júri no Fórum Rafael Magalhães. Durante a solenidade, a UNIFENAS foi citada como importante parceira no processo de mediação e conciliação. O professor Márcio Antônio Ferreira, supervisor do câmpus de Campo Belo representou a Universidade na solenidade que também contou com a presença de autoridades municipais e judiciárias. O evento foi conduzido pelo juiz auxiliar da 3ª vice-presidência do TJMG, Carlos Donizetti Ferreira da Silva; pelo juiz diretor do Foro, Alexandre de Almeida; e pelo juiz Antônio Godinho, coordenador do Cejus.

Parcerias

No segundo semestre de 2015 a UNIFENAS também firmou parceria com o Cejus unidade de Alfenas-MG. Alunos do curso de Direito dos câmpus de Alfenas receberam treinamento do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) e vão atuar como mediadores e conciliadores.