15 de junho de 2016

12º Sulmilho é realizado na UNIFENAS

Dentro do Sulmilho, empresas expuseram suas melhores sementes

O 12º Sulmilho (Encontro Sul Mineiro de Produtores de Milho), realizado no mês de maio, na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, integrou a programação de uma das etapas do Circuito Mineiro da Cafeicultura – 2016. No que se refere à cultura do milho, o evento contou com palestra e exposição de sementes para produção de grãos e silagem.

A visita aos estandes, montados no estacionamento da Biblioteca Central da Universidade, ocorreu após a palestra “Qualidade de Silagem de Milho”, proferida pelo professor Adauton Vilela Rezende, coordenador do Sulmilho. As empresas participantes desta 12ª edição foram: Nidera Sementes, Pró-Planta Produtos Agrícolas, Advanta Sementes, Matsuda, Riber Sementes e Du Pont. Para Adauton, embora este ano o Sulmilho tenha ocorrido de forma mais discreta, ele tem importante relevância, uma vez que estamos no centro da principal bacia leiteira do país. “Esse evento se torna importante para alunos e produtores rurais, demonstrando as novas tecnologias das empresas e o que elas têm de melhor para oferecer a esse público”, disse o professor.

Dentro da etapa do Circuito de Cafeicultura ocorreram outras duas palestras focadas no café. Os eventos contaram com a participação de produtores rurais, estudantes, professores, agrônomos e representantes de escritórios da Emater-MG. Ambos foram organizados pela UNIFENAS, Emater, UFLA, Faepe e Prefeitura Municipal de Alfenas. Com relação ao circuito da cafeicultura, o coordenador técnico da Emater, José Rogério Lara, destacou: “É o momento em que a gente tem de passar alguma informação para o produtor e colocar a assistência técnica e a extensão rural à sua disposição”.