23 de agosto de 2016

Conscientização sobre segurança no trabalho

Colaboradores da UNIFENAS

“Dê valor à vida” este foi tema central da Sipat 2016 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da UNIFENAS e do HUAV (Hospital Universitário Alzira Velano). De 25 a 29 de julho, os colaboradores das duas instituições participaram de palestras que tiveram como “principal motivo à preservação da vida e da saúde de todos”, como disse Alaércio da Silva Ribeiro Júnior, técnico de segurança do trabalho sênior da Universidade.

A semana, que ocorre anualmente, foi organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Uma das metas da comissão é contribuir para o exercício profissional com segurança, e as palestras buscaram despertar tal consciência nos colaboradores. Elas trataram de questões como a motivação e educação para o trabalho; a importância da fisioterapia e da ginástica laboral; segurança no trânsito, acidentes com perfurocortantes; doação de órgãos; sedentarismo e hábitos alimentares.

Segundo o diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade, professor Rogério Ramos do Prado, que é o atual presidente da Cipa, houve um grande número de participantes em todas as palestras proferidas. “Atingimos o objetivo maior que é o de conscientizar nossos funcionários da importância deste olhar para uma melhor qualidade de vida.”

O presidente Cipa agradeceu aos líderes de setores, ao Recursos Humanos e ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que tornaram possível a realização da Sipat. Em especial, ele destacou o papel dos membros da Cipa que participaram ativamente na organização e realização do evento: “É importante percebermos o envolvimento do corpo funcional na prevenção de acidentes, nas mais diversas maneiras que ela possa ocorrer”.

Este ano a Sipat contou com sorteio de brindes doados pelas empresas Cacau Show, Supermercado São Paulo, Supermercado UNISSUL, Klikos Calçados e Banco Santander. No final, o colaborador que participou de três ou mais palestras concorreu ao sorteio de uma bicicleta doada pelo Supermercado dos Lagos. O ganhador foi Philippe de Castro Andrade, expedidor de material na Clínica de Odontologia da Universidade.