27 de setembro de 2016

Psicologia da UNIFENAS na Semana do Trânsito de Alfenas

Blitz educativa contou com a participação dos alunos do 10ª período

O curso de Psicologia da UNIFENAS desenvolveu ações na Praça Getúlio Vargas em apoio a Semana Nacional do Trânsito, que teve por tema “Eu sou + por um trânsito + seguro”. Estiveram envolvidos alunos do 10º período e do 4º período, supervisionados, respectivamente, pelas professoras Maristela Marinzeck Bueno Bareiro, da disciplina de Psicologia do Trânsito, e Vânia Beatriz Conde Moraes, da disciplina de Ludicidade, e responsável pelas atividades integradoras do curso.

Os alunos do 10º período, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, fizeram uma blitz educativa com a entrega de panfletos aos motoristas e colaram adesivos nos carros. Os estudantes também carregavam faixas e cartazes com reflexões para que se respeitem as regras de trânsito e, principalmente, a vida. Como destacou a professora Maristela, a atividade tira os universitários do olhar puramente de avaliadores psicológicos. “Eles, como pessoas entendidas do comportamento humano, conscientizam os motoristas sobre a responsabilidade no trânsito”.

As crianças que passaram pelo centro da praça puderam se divertir com brincadeiras criadas pelos alunos do 4º período de Psicologia. A proposta também foi levar conscientização por meio da diversão. De acordo com a Professora Vânia, a ludicidade, assim como outras disciplinas do curso, foram aplicadas de forma integrada na realização das atividades. “Desenvolvimento cognitivo, a parte que a gente vê da criança, tratamento com ela. Enfim, uma série de disciplinas vivenciadas na prática. Estar na praça e levar o nome da Universidade é um orgulho para todos nós”, disse.

A participação do curso de Psicologia da UNIFENAS na Semana Nacional do Trânsito, organizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social, vai ao encontro da proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) que, segundo a profa. Maristela, proclamou o período de 2011 a 2020 a década de ação mundial para segurança no trânsito. “Então, a nível mundial, deve-se promover ações para um trânsito mais seguro.”