1 de novembro de 2016

Seminário divulga pesquisas desenvolvidas na UNIFENAS

Estudos desenvolvidos na Universidade a colocam em destaque no Estado de Minas Gerais

Na abertura do Semic, o professor Prof. Mário Sérgio destacou o fato da UNIFENAS ser a 1º colocada em publicações e citações internacionais por docente dentre as instituições de ensino particulares de Minas Gerais

As pesquisas desenvolvidas na UNIFENAS foram divulgadas no 15º Semic (Seminário de Iniciação Cientifica) e 11º Simpósio de Pesquisa da Universidade. Neste ano de 2016, os eventos foram realizados simultaneamente nos câmpus de Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha e ocorreram de 19 a 21 de outubro.

Nesta décima quinta edição do Semic, foram divulgados 408 trabalhos na forma oral e em pôsteres, um aumento de 21% em relação ao ano passado. Prestes a concluir o curso de Medicina Veterinária, Douglas Pereira se envolveu com a iniciação cientifica ainda no segundo período do curso e diz que ela foi importante para traçar seus objetivos após a graduação. “Procurar talvez um mestrado, seguir carreira, estudar. Até porque hoje em dia a graduação já não é mais um diferencial.”

Todas as pesquisas apresentadas foram avaliadas por uma comissão formada por docentes da Universidade e de outras instituições de ensino. Como afirmou o professor Alexandre Gusti Paica, da UNIFAL, o papel do avaliador externo é observar o “envolvimento dos alunos com a iniciação cientifica, a metodologia dos trabalhos apresentados, a interpretação dos resultados, a analise estatística, além de estimulá-los a levar essa experiência da iniciação científica para a sua carreira profissional”.

Muitos dos trabalhos apresentados contam com bolsas de iniciação científica concedidas por órgãos como a FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da Universidade, o que demonstra a qualidade dos estudos desenvolvidos. “Anualmente, são enviados relatórios para estas agências e, a partir desses relatórios, as novas bolsas são concedidas. Então, a gente tem cada vez mais buscado aumentar o nosso número de bolsas, buscando qualificar ainda mais os nossos alunos”, destaca a professora Laura Helena Órfão, coordenadora do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNIFENAS).

O estimulo à pesquisa fez com que a UNIFENAS chegasse uma década e meia depois como a primeira colocada em publicações científicas do Estado de Minas entre as IES (Instituições de Ensino Superior) particulares. Como atesta o Ranking RUF (Ranking Universitário Folha) 2016 da Folha de S. Paulo. No item Pesquisa, a UNIFENAS ficou em 2º lugar entre as universidades privadas e em 1º em publicações e citações internacionais por docente. Com afirmou o Prof. Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico e diretor de pesquisa e pós-graduação da Universidade, o destaque se deve, em parte, “ao crescimento da pós-graduação nos últimos 10 anos, com a criação e consolidação de 4 mestrados e 3 doutorados”. “O que de fato demonstra tudo que foi trabalhado no âmbito da Universidade: a construção da pesquisa, o pensar científico, a condução do experimento e que gera um produto, que é publicação científica. O Semic também traduz essa produção e por sua vez também as revistas, tanto nacionais, quanto internacionais, que evidenciam o potencial da Universidade, que abraça toda a produção que a instituição tem projetado ao longo dos últimos anos”, acrescenta o pró-reitor.

O RUF

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.