31 de março de 2017

Fórum na UNIFENAS destaca a sustentabilidade e a preservação ambiental

Ao microfone, Dom Lanza e a comitiva que o acompanhou no debate

Há 16 anos, a UNIFENAS, por meio da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários, desenvolve o Fórum de Extensão. O objetivo é divulgar projetos que beneficiam a comunidade e debater temas relevantes para a sociedade. Em 2017, autoridades eclesiásticas participaram do evento, que começou no dia 27 de março, na Sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano, na Biblioteca Central da Universidade, no câmpus de Alfenas.

A “Sustentabilidade e Preservação Ambiental” foi o tema geral do Fórum. Já na abertura, a reitora da UNIFENAS, Professora Maria do Rosário, citou a encíclica Laudato Si do Papa Francisco. “Basta olhar a realidade com sinceridade para ver que há uma deterioração de nossa casa comum.”

O Fórum contou com duas mesas de debate. Na primeira, Dom José Lanza Neto, Bispo Diocesano de Guaxupé, e sua comitiva, tratou da “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, tema da Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica. Eles mostraram que o assunto em questão envolve a todos, independentemente de doutrina religiosa ou não, pelo fato de que habitamos o mesmo ecossistema.

“Estou chegando agora de Brasília e lá nós discutimos muito esta questão da casa comum, da natureza, a defesa, inclusive, dos índios, a questão dos ribeirinhos, quilombolas, aquela pessoas que hoje sofrem muito , a questão do agronegócio, que vai chegando, vai expulsando também as famílias, vamos assim dizer. Então, acredito que tem tudo a ver com este Fórum, que é a questão da sustentabilidade. Quer dizer, como fazermos para produzir, para termos água boa, água limpa, para que todo mundo possa realmente respirar nesse paraíso maravilhoso que é o nosso Brasil”, afirmou Dom Lanza.

A mesa foi composta pelo Bispo, pelo padre Reginaldo Silva, responsável pela criação da pastoral da sustentabilidade na diocese e dois diáconos, um com formação em jornalismo, Sérgio Bernardes Pedroso, e outro em biologia, Vinícius Pereira Silva.

“Nós temos visto que a nossa degradação tem sido cada vez maior. O ser humano tem olhado apenas o seu bem-estar e não tem pensado no futuro, não tem pensado naquilo que pode afetar este bem-estar excessivo que nós queremos”, disse o Diácono Vinícius. Pe. Reginaldo complementou: “O que a gente está falando é o seguinte: não é esperar terminar a água para a gente se conscientizar que nós precisamos dela. Não é esperar acabar com as árvores para a gente se conscientizar de que precisamos plantá-las. Não é acabar com o ar para a gente aprender cuidar dele.

A segunda mesa abordou a “Sustentabilidade na Agricultura e na saúde”. Além da coordenadora de comunicação e marketing do Hospital Universitário Alzira Velano, Soloni Viana, representantes da COOMAP (Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu) participaram da mesa e mostraram iniciativas de sustentabilidade voltas para os seus cooperados. “Nós estamos incutindo na mentalidade deles que a sustentabilidade é de suma importância. Não é só tirar; a gente tem que devolver”, ressaltou Nilson Andrade, presidente da Coomap.

Apresentação de projetos

Embora debata temas relevantes para a sociedade, o Fórum de Extensão tem como objetivo principal apresentar iniciativas que beneficiam a população em diversas áreas, por meio de alunos, professores e colaboradores da Universidade, em alguns casos, apoiados por instituições governamentais e não governamentais. Até a sua 16ª edição, o Fórum já divulgou mais de dois mil projetos realizados pelos cursos da UNIFENAS e mais de 30 ligas acadêmicas.

Alguns dos projetos se transformaram em programas, como o UNIFENAS Rural, que presta assistência a pequenos e médios produtores rurais. Há 15 anos, o programa também realiza, paralelo ao Fórum, o Seminário Unifenas Rural. Em sua programação, constam palestras e apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Agronomia. “O objetivo primeiramente é difundir conhecimento para os alunos. Como nesse caso, o nosso tema ‘Agronegócio e Agricultura Familiar’ objetiva trazer novidade para eles do campo”, destacou Paulo Henrique Sabino, professor-coordenador do UNIFENAS Rural.

Como lembrou o professor Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, na abertura do Fórum, graças à extensão, a Universidade, por sete anos consecutivos, recebeu o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior. “Essa integração da academia com a comunidade é que faz a extensão realmente existir, acontecer. Então, os números que foram colocados hoje na abertura do Fórum de Extensão representam esta integração da Universidade com a comunidade”, afirmou o diretor.