15 de maio de 2017

Uma tarde voltada às mulheres do campo

Mulheres de diferentes comunidades rurais participaram do evento

Mulheres de diversas comunidades rurais de Alfenas participaram da 9ª edição do Encontro da Mulher do Campo. Realizado na UNIFENAS, o evento promove a integração entre diferentes comunidades rurais e leva-lhes informações sobre o meio rural e sobre a saúde das trabalhadoras. Este ano ele ocorreu no dia 6 de maio, na Sala de Eventos I da Universidade.

Com o apoio do SEBRAE, foi organizada uma palestra motivacional proferida por Marisa Helena Oliveira de Souza Contreras, da Fazenda Capoeira Coffee. A palestrante falou sobre liderança feminina e o protagonismo da mulher no campo. Contou parte da sua própria história, a de uma farmacêutica que se desafiou em se tornar cafeicultora. Disse aos presentes que só trabalha com quem gosta de café, pois o gostar leva ao comprometimento e, por consequência, à qualidade.

As Ligas de Dermatologia, de Odontologia do Trabalho, de Oncologia e de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFENAS participaram da mesa-redonda “Saúde da Mulher”. Coube aos integrantes da Ligas (acadêmicos de Medicina e Odontologia) abordar a prevenção e orientação sobre diferentes tipos de câncer, a exemplo do câncer de pele, câncer bucal e o câncer de mama. A mesa-redonda também contou com a participação de Elenice Teodoro de Oliveira, da equipe do PSF Rural.

Na abertura do encontro, Aurora do Carmo Nogueira foi homenageada como patronesse do evento. Filha de agricultor, ela nasceu e cresceu no meio rural, próximo à Ponte das Amoras. Entre os motivos que levaram à homenagem, Ana Lúcia, extensionista da Emater, destacou a vivência no campo e o envolvimento de Aurora com as comunidades rurais. “Só tenho a agradecer! Estou muito feliz com a homenagem, não só para mim, mas extensiva a todas as mulheres do campo, porque todas trabalharam tanto como eu e às vezes até mais”, disse Aurora, que atualmente é encarregada de atendimento noturno no setor de convênios no HUAV (Hospital Universitário Alzira Velano) e voluntária no trabalho social de ajuda a pessoas carentes, desenvolvido pelo Centro Espírita Seara do Mestre.

O Encontro da Mulher do Campo, que também contou com o apoio da UNIMED, foi organizado por meio da parceria do escritório local da Emater em Alfenas, Prefeitura Municipal e UNIFENAS (representada pela Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários e o Programa UNIFENAS Rural). Estavam presentes à mesa de abertura Claudia Nogueira do Amaral, gerente geral da UNIMED Alfenas; Dionízio José da Silva, secretário municipal de agricultura; Elenice Teodoro de Oliveira, representante do PSF Rural; Rogério da Silva Araújo, gerente local da Emater – Alfenas; professora Laura Helena Órfão, coordenadora do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNIFENAS); Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade, Aurora do Carmo, patronesse do evento; e Ana Lucia Alves Goulart, extensionista bem-estar-social da Emater-Alfenas.