24 de maio de 2017

Da Linearidade à Rede foi tema de Semana Pedagógica

Rosângela Fressato
Acadêmicos, professores e coordenadores prestigiaram o evento

A 30ª Semana Pedagógica do curso de Pedagogia da UNIFENAS ocorreu de 8 a 10 de maio e trouxe como tema: “Educação Hoje – Da Linearidade à Rede”. Na palestra de abertura, “Transformações na educação contemporânea causadas pela tecnologia”, o palestrante Prof. Oscar Riccardi León ressaltou que os e-mails e as redes sociais têm trazido algumas modificações na sociedade contemporânea e explicou como essas tecnologias têm se refletido na escola. “Eu gostaria que os alunos aqui presentes fizessem uma reflexão sobre onde eles se encontram hoje: no eixo tradicional?; estou passando por uma fase de mudanças?; e o mais importante: eu uso as tecnologias no meu cotidiano? De que forma eu as utilizo? As potencializo? Tenho projetos com os quais eu posso utilizar as tecnologias?”.

Professora Sandra Souza Alves, uma das coordenadoras do evento, explica que a Semana Pedagógica, organizada pelos alunos do 7º período, tem a intenção de estimular as acadêmicas, o corpo docente e convidados a repensar o papel do sistema educacional e como as práticas educativas podem influenciar de modo significativo na formação dos alunos.

Professora Mônica Fernandes Rodrigues Duhart, também coordenadora da Semana, observa que o encontro objetiva também atualizar os conhecimentos e saberes necessários para a formação do profissional da Educação; levar os alunos a compreender a formação continuada como componente essencial da profissionalização inspirado na experiência docente; integrar acadêmicos e profissionais da Educação do estado e município; expor material educativo produzido pelas alunas e incentivar a apresentação de trabalhos artísticos, como teatro, dança e música como parte do estudo de seus impactos no contexto educacional.

Habilidades e competências

Para Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia, a 30ª Semana Pedagógica teve ainda a proposta de oferecer aos estudantes a oportunidade de organizar um evento no qual as habilidades e competências

desenvolvidas ao longo do curso pudessem ser contempladas por todos. “A temática central foi as infinitas possibilidades de ações na escola, cujo espaço desafia o professor a tramitar em um universo de especificidades incríveis , ora como sujeito, ora como objeto”.

Em sua opinião, as mudanças geradas pelo novo coloca o professor em cenários também desconhecidos para ele “e isso torna a dinâmica de sala de aula algo muito vivo, passível de reflexões e retomada de decisões”.

Além da palestra do professor Oscar León, houve também a presença da professora Alessandra Teófilo Silva, com o tema “Integração, cultura e danças circulares”; mesa-redonda com os egressos Kennedy Afonso Domingues Maciel e Alessandra dos Santos Santana; e ainda uma oficina/palestra sobre Teatro – instrumentação para a transformação, com Anselmo Cássio Cesário.