24 de maio de 2017

Profissionais e acadêmicos comemoram Dia Internacional da Enfermagem

Presidente do Coren, Marcos Rubio, durante a palestra para profissionais do Hospital Alzira Velano e para alunos do curso de Enfermagem da UNIFENAS

Ao comemorar o 12 de maio, “Dia Internacional da Enfermagem”, o curso de Enfermagem da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, e o Hospital Universitário Alzira Velano convidaram profissionais e acadêmicos para prestigiarem uma palestra proferida por Marcos Rubio, presidente do Coren-MG (Conselho Regional de Enfermagem). A palestra ocorreu no CEP - Centro de Ensino e Pesquisa do hospital e a confraternização no centro esportivo da Universidade.

No Brasil a comemoração da data ocorre do dia 12 a 20 de maio, de acordo com um decreto de 1960, assinado pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Para Marcos Rubio, a semana é uma conquista significativa por reconhecer a importância dos profissionais da área. “Esses profissionais passam a maior parte da sua vida buscando conhecimento técnico e cientifico, simplesmente pensando no bem-estar do outro. Muitas vezes, eles se esquecem da própria saúde. Então, nós temos que realmente valorizar essa categoria de profissionais da Enfermagem”.

Em sua palestra, Marcos Rubio falou sobre a missão do Coren na preservação e manutenção da qualidade da assistência prestada pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem à sociedade e destacou também os erros de procedimentos no processo do cuidar. “Nessa palestra a gente enfatiza muito isso: muitas vezes a culpa cai praticamente no ‘meu profissional’. Não estou querendo ser corporativista, mas existem muitos fatores extrínsecos que influenciam diretamente no erro cometido pelo ‘meu profissional’. E isso, o poder público, a mídia e a sociedade têm que ter conhecimento.”

Responsável técnica do Alzira Velano, a enfermeira Juslene Aparecida Oliveira, afirmou que 2017 aborda o processo do cuidar da Enfermagem com a atuação do Coren, o que torna a palestra relevante para os participantes. O professor Hélder Luiz Ribeiro da Silva,coordenador do curso de Enfermagem da UNIFENAS, lembrou ainda o fato do evento ter sido organizado pelos profissionais do hospital e estudantes da Universidade, o que faz “uma união entre a prática e academia de modo que una as duas forças e todos ganhem”.

No mesmo dia houve também uma gincana no Centro Esportivo da UNIFENAS, para promover a confraternização entre professores e alunos do curso de Enfermagem. Sob a organização de estudantes do curso de Educação Física, a gincana teve corrida, futebol sentado, queimada e outras brincadeiras disputadas de forma competitiva.

Reconhecimento

Com a presença do presidente Marcos Rubio, na palestra o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais e o Hospital Universitário Alzira Velano prestaram homenagem às enfermeiras Marilaine Aparecida Puras e Juliana Paulino de O. Scatolino, bem como as técnicas de enfermagem Jupira Maria Soares Dias e Glaubia da Silva H. Lopes em reconhecimento ao trabalho exercido pelas profissionais no hospital.