7 de outubro de 2011

Parceria com a UNIFENAS é exemplo de amor ao próximo

Projeto premia melhores trabalhos de voluntariado do Sul de Minas

Rosângela Fressato
Helisandro César Sales recebe o Troféu Ouro, pelo projeto Ressocialização dos presos através do trabalho de educação (Alfenas)

Uma parceria celebrada entre a UNIFENAS, TV Alterosa e o Núcleo de Estudos do Terceiro Setor da UNIFENAS (NETSU) realiza um trabalho há oito anos: um projeto que comprova o verdadeiro amor ao próximo. Trata-se do 8ºPrêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, evento que consiste em reconhecer e premiar os trabalhos sociais de maior relevância social do Sul e do Sudoeste de Minas Gerais.

Este ano, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Varginha e foi realizado dia 4 de outubro, no Teatro Capitólio de Varginha, onde

estiveram presentes acadêmicos, professores, prefeitos municipais, vereadores e demais autoridades acadêmicas e políticas da região.

Uma comissão julgadora elegeu 20 projetos sociais das áreas Educação, Esporte e Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saúde Pública, Segurança Pública e Melhor Idade. Destes, sete foram contemplados com Troféu Prata Troféu Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social e certificado e três com Troféu Ouro Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social e certificado. São eles:

Troféu Ouro: Ressocialização dos presos através do trabalho de educação (Alfenas) ;Associação das Amigas da Santa Casa – AAMISC (Campo Belo) e Programa SOS Construção (Poços de Caldas).

Troféu Prata: PRONOAMA – Projeto Novo Amanhã (Campanha); Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência (Campos Gerais); Centro Integrado de Apoio a Criança Paulense – CIAP (Monsenhor Paulo); Escola FORMARE – Mangels (Três Corações); AMAR – Amparo às Mães e Adultos de Alto Risco (Varginha); Projeto POLPA COLEPACK (Varginha); e Idade Amiga (Virgínia).

Os demais projetos pré-selecionados receberam um certificado: Casa dos Meninos (Alfenas); Núcleo de Consciência Negra de Alfenas (Alfenas); ARCEARTE – Associação de Artesãos de Arceburgo (Arceburgo);

Casa da Criança Feliz (Cabo Verde); Promoção Jurídico-Social (Campo Belo) Ibiraci – Cidade Digital (Ibiraci); Brasil Aprende Mais (Lavras); Não tô na rua, tô no INSEL (Santa Rita); Comunidade Digital (Varginha); e Associação de Voluntários Novos Ventos (Varginha).

Ressocialização dos presos

O projeto Ressocialização dos presos através do trabalho de educação, da cidade de Alfenas, foi premiado com o Troféu Ouro. Helisandro César Sales, Diretor do Presídio de Alfenas, comenta que os presidiários são pessoas excluídas da sociedade e que por isso este trabalho está sendo realizado como uma forma de modificar esta situação. O trabalho consiste em diversas atividades com os detentos, como cursos profissionalizantes, artesanato, teatro, dança, coral, esporte, horta comunitária, trabalho em fábrica de bloco etc. “Tentamos transformar a vida destas pessoas, para que elas retornem à sociedade de outra forma, para que elas tenham uma nova oportunidade no seu seio, de onde saíram, com outros pensamentos, outras expectativas de vida”.

Divulgar os trabalhos

Para o professor Rogério Ramos do Prado, Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS, campus Alfenas, o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social é uma maneira simples porém importante de divulgar aquilo que é feito em nossa região em termos de responsabilidade social, tanto pelo primeiro quanto pelo segundo e pelo terceiro setor. Ele relata que a UNIFENAS recebeu, por dois anos consecutivos, o Selo de Instituição Socialmente Responsável, cedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) graças a este trabalho realizado junto com a TV Alterosa. “E a magnífica reitora da UNIFENAS, Professora Maria do Rosário Araújo Velano, não mede esforços para apoiar e prestigiar eventos desta natureza.”

Eduardo Carvalho, Prefeito de Varginha, enfatiza que o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social engrandece o Sul de Minas, “pois, em sua oitava edição, mostra o poder de reação de uma sociedade em parceria com o poder público e a iniciativa privada. “O mais bacana é isso: as pessoas virem aqui e vibrarem por uma conquista, a mais simples que seja. Mas eles atingem milhares de pessoas pelo exemplo e pela dedicação de muitas pessoas voluntárias que amam o próximo.”

Fábio Borghi Rodrigues, Gerente Comercial da TV Alterosa, comenta que a cada ano a parceria com a UNIFENAS está se solidificando cada vez mais. Em sua opinião, a UNIFENAS é uma instituição que preza pelo bem da comunidade de modo geral, e a TV Alterosa tem como objetivo trazer entretenimento e também exemplos de boas práticas para toda a comunidade do Sul e do Sudoeste de Minas Gerais. “Por isso, a parceria UNIFENAS e TV Alterosa só tende a crescer.”

Sandra de Souza Alves, professora e coordenadora Científica do NETSU, conta que este ano o encontro foi uma surpresa, pois foi a edição que obteve maior número de inscrição de projetos. Para ela, isso é muito relevante, “pois como salientou o Professor Rogério, o que o primeiro e o terceiro setor estão fazendo acaba replicando para o segundo setor.”

Sandra relata ainda que o trabalho é árduo, produzido ao longo de aproximadamente seis meses, mas é gratificante. Ela explica que coube aos acadêmicos do curso de Administração toda a parte de divulgação do projeto, por meio de e-mails, malas-diretas, telefonemas, captação dos projetos, pré-seleção, tabulação, “enfim, toda a parte administrativa e aqui também na organização do evento estiveram cooperando conosco.”

Diversos acadêmicos do curso de Administração da UNIFENAS, campus de Alfenas, compareceram ao evento, acompanhados da coordenadora, Professora Juliana Mafra Salgado Andrade.