11 de agosto de 2017

Professores relatam experiências sobre o Projeto Rondon

Rosângela Fressato
Equipes de Alfenas e Belo Horizonte

Uma equipe de alunos e professores da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, participou do Projeto Rondon Operação “Ciquentenário”, na cidade de Buritis, em Rondônia, que ocorreu no período de 9 a 24 de julho. Também duas equipes da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, contribuíram com o Projeto, atuando na Operação “Serra do Cachimbo”, nas cidades de Nova Guarita, no Mato Grosso e em Cacheira da Serra, no Pará, no período de 17 a 28 de julho.

Professora Nivalda de Lima Silva, uma das coordenadoras da equipe de Alfenas, ressalta que participar do Projeto Rondon é entender um Brasil dentro de um outro Brasil, uma experiência de vida e cidadania maravilhosa e inesquecível. “Agora, participar da operação Cinquentenário foi um privilégio memorável, pois revivemos a história de um homem que não mediu esforços para ajudar as pessoas esquecidas por muitos - os nossos índios - e levar os meios de comunicação para os que se encontravam isolados ou longe de outras pessoas, Cândido Mariano da Silva Rondon, muito conhecido como Marechal Rondon”.

Na opinião de um dos coordenadores das equipes de Belo Horizonte, professor Guilherme Lelis Giglio, os alunos conheceram uma realidade diferente e realizaram diversas oficinas que, provavelmente, motivarão novas ações e projetos no município. “No final das contas, acredito que quem sai ganhando nessa história são os próprios rondonistas, pois puderam não só ensinar, mas também aprender com cada gesto de amor e carinho recebido. Com certeza a Operação Serra do Cachimbo ficará na memória de todos”.

As oficinas realizadas pela equipe de Alfenas foram: Eu na rede; Recicla Já; Mãos Naturais; Besourão – Fossa Séptica; Meu nome é árvore; Doutor Gari; Forno solar; Agro família; Sol para todos; Projeto Coruja – audiência pública; Farinha biofortificada; Meu amigo alimento; Guarda chuva; Gincana Rondon; Apae Rondon.

Acadêmicos e professores do câmpus de Belo Horizonte elaboraram, em Nova Guarita, as oficinas Meu filho é um ovo - Parte I e II; Visita Técnica no Centro de Saúde; Brincadeiras de criança; Ser diferente é normal – Parte I e II; Multiplicadores de aprendizado; Rompendo Silêncios – Enfrentando a violência sexual contra crianças e adolescentes; Somos Todos Diferentes; Mudança já! - Parte I, II e III; Reconhecimento da área e das necessidades da comunidade; Enfrentando a Violência contra a Mulher; Informativos sobre Leishmaniose; Educação sexual e métodos contraceptivos; Orientações sobre escovação dentária e saúde bucal; Promovendo a Cultura e Lazer; Orientações sobre Gestão Pública; Resgate Cultural – Parte I e II; Valorizando nossos agentes; Cozinha do bem; Mutirão da Saúde; Pintando o muro; Multiplicadores de aprendizado; Hanseníase e outras endemias (Malária, Dengue e Leishmaniose); e Rompendo Silêncios: os educadores e o abuso sexual infanto-juvenil.