21 de novembro de 2017

Torneio testa resistência de pontes de macarrão

Competição ocorreu o Ginásio Poliesportivo da Universidade

Os ciclos de palestras organizados pelo curso de Engenharia Civil da UNIFENAS, em suas últimas três edições, acrescentou à programação um torneio em que os alunos criam “pontes de macarrão” e testam sua resistência. Além de estimular o trabalho em equipe, o evento complementa a aprendizagem e atualiza o conhecimento dos acadêmicos. Em 2017, 19 pontes de macarrão foram criadas para o torneio. A competição, com direito à música, luzes e “professor-animador”, ocorreu no Ginásio Poliesportivo da Universidade, e as palestras na Sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano.

No torneio, Uma a uma as pontes foram testadas. Os competidores dividiam o olhar entre a sua criação e os números transmitidos simultaneamente em um telão que mostrava a carga suportada até o rompimento. Confeccionadas apenas com macarrão, cola e Durepoxi, em disputas anteriores as aparentes frágeis pontes chegaram a suportar mais de 260 kg. Pesando apenas 2,1369 kg, este ano a “Taca Taca II” foi a que suportou a maior carga 144,5 kg. Porém, após analisar a massa e a carga final a ponte que recebeu o nome de “Italiana”, confeccionada apenas com um maço de macarrão e pesando 1,8318 kg, suportou 124,5 kg e foi a campeã. “A gente tem que trabalhar em equipe, saber a matéria, correr atrás para conseguir o resultado que conseguiu hoje”, disse a aluna do 8º período Aline Correa Gonçalves, que representou seus colegas.

O professor Rogério Carlos Mariano, coordenador do curso de Engenharia Civil, destacou que o importante não é ganhar e sim produzir técnicas que realmente se aprendem na construção dessas pontes. “Existem cálculos que se faz para construí-las, até mesmo testes de softwares próprios para você saber, para romper essas pontes.”

O Ciclo de Palestras

O “Torneio Ponte de Macarrão” encerrou a programação do Ciclo de Palestras da Construção Civil. Em sua 5º edição, o evento contou com minicursos e quatro dias de palestras proferidas por representantes de empresas ligadas ao setor, que demonstraram os benefícios de seus produtos e a tecnologia empregada.

Houve também palestra direcionada ao autoconhecimento de como gerir a carreira profissional auxiliado por um coach. “É um modelo de pensamento novo que questiona, que provoca, e faz o outro refletir acerca de suas escolhas. E assim ele vai mudando o seu caminho e alcançando o seu sucesso”, afirmou a palestrante Milena Junqueira, coach e consultora empresarial.

Por iniciativa da coordenação do curso de Engenharia Civil da UNIFENAS, este ano o evento foi organizado pelo NEACC (Núcleo de Estudo Avançado em Construção Civil) da Universidade, com o apoio das Casas Coelho. Para os acadêmicos que se envolveram com a realização do ciclo, a aprendizagem foi ainda mais significativa. Wagner de Oliveira Julio, presidente do NEACC e aluno do 6º período, destacou que “o objetivo dessa semana é trazer para os alunos o máximo de conhecimento possível fora da sala de aula”. Bem como o contato com profissionais externos. Paloma Aparecida Alves, vice-presidente do NEACC e aluna do 8º período, acrescentou: “Essa semana a gente tem que pensar que ela ocorre uma vez no ano. Então, deu para aproveitar bastante, é uma ligação que temos com as empresas, com o mercado de trabalho, inclusive”.