21 de novembro de 2017

Aluno de Computação se classifica em 2º lugar no Startup Run

Rosângela Fressato
O aluno Alexandre Soares

Alexandre Soares Nunes, acadêmico do 8º período do curso de Ciência da Computação, conquistou o 2º lugar na categoria Startup Run do Startup Day, que ocorreu em Alfenas, com o desenvolvimento do App Med Fácil.

O App tem o objetivo de facilitar o comércio de medicamentos e de trazer informações diversas aos usuários. Apesar da quantidade de informações e meios de mídias disponíveis, as informações necessárias acabam não chegando à população. Após uma enquete, verificou-se que 70% não sabe que medicamento possui preço tabelado por lei (ANVISA) e 70% também não tem conhecimento de PBMs (Programas de Benefício de Medicamentos).

Suas funções são realizar busca por drogarias habilitadas a vender medicamentos em PBMs; realizar buscas de medicamentos disponíveis no Programa Farmácia Popular; realizar busca e informar se um medicamento está dentro de um PBM e qual a condição comercial (preço ou desconto); mapear as drogarias mais próximas por região; informar quais são os PMC (Preço Máximo do Consumidor); trazer informações técnicas, como: bula, indicações nutricionais referentes à ingestão do medicamento; buscar possíveis medicamentos para substituição de outros de referência por genéricos; agendar e alertar o usuário da compra e horário de consumo do medicamento; facilitar a comunicação entre o PDV (Ponto de Venda) e o usuário; e relacionar os principais serviços oferecidos pelas pelas drogarias.