21 de novembro de 2017

Contadores no combate à corrupção

Integrantes do CRC Jovem UNIFENAS com professor e coordenação do curso

“O papel do contador no combate à corrupção”, este foi o tema central do 3º Workshop de Ciências Contábeis da UNIFENAS. Palestras evidenciaram a contribuição social que contabilistas podem desempenhar ao não serem coniventes com atitudes ilícitas. Nesta edição, houve também o lançamento do “CRC Jovem UNIFENAS”, que terá como objetivos fomentar a formação de lideranças e estimular a cultura empreendedora entre os universitários.

No que corresponde à atuação do contador para frear a corrupção, a coordenação do curso destacou tratar-se de um assunto apropriado para a formação dos estudantes. Ao se formar, eles podem seguir dois caminhos: ser um profissional que assume uma atitude negligente ao assinar papéis contábeis e favorecer a corrupção ou ser ético e colaborar para o desenvolvimento do Brasil. Juliana Mafra Salgado Andrade, coordenadora da graduação, obviamente trabalha para que trilhem a segunda opção. Ela disse esperar que, “futuramente, consigam agir com independência, com ética e com responsabilidade para melhorar o nosso país”.

Além das palestras, que trataram das finanças públicas, estrutura das demonstrações contábeis e o papel do contador no combate à corrupção, o lançamento do “CRC Jovem da UNIFENAS” marcou o Workshop. Os integrantes CRC apresentaram iniciativas que pretendem desenvolver na área social e divulgaram o resultado da primeira ação já realizada o “Projeto Contabilidade Solidária”. Este projeto consiste em uma competição de arrecadação de alimentos entre as três turmas do curso responsáveis pela organização do Workshop. Juntas, as turmas arrecadaram duas toneladas e meia de alimentos a serem destinadas a asilos das cidades de Alfenas, Campo do Meio, Divisa Nova e Serrania, bem como à Casa do Abrigo do Menor de Paraguaçu.

O “CRC Jovem da UNIFENAS” nasceu da visita do conselheiro e vice-presidente de Fiscalização, professor Vidigal Fernandes Martins, do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, que instigou o curso da UNIFENAS a criá-lo na instituição. “A proposta do ‘CRC Jovem’ é estimular o acadêmico do curso de Ciências Contábeis a desenvolver a parte do empreendedorismo social, além de estar conectado com o Conselho que rege a nossa profissão”, disse Jefferson Soares de Avelar, professor-coordenador do “CRC Jovem da UNFENAS”. Ele complementou: “Essa proposta é muito dinâmica porque é o próprio jovem da Universidade fazendo ações sociais, com empreendedorismo social para poder beneficiar as entidades sem fins lucrativos”.