9 de fevereiro de 2018

Liga de Pediatria e suas atuações em 2017

Rosângela Fressato
Palestra para mães e gestantes sobre acidentes domésticos na infância na CEMEI Seara do Mestre

Sempre atuante, a Liga de Pediatria do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, destacou-se no ano de 2017, com grandes realizações. Ela apresentou trabalhos no 40° Encontro Sul Mineiro de Cardiologia realizado na cidade de Poços de Caldas, 3º Congresso Sul Mineiro de Pediatria em Itajubá e I Jornada Acadêmica de Medicina da Unifal, no câmpus Alfenas.

A Liga também organizou o 12º Simpósio de Pediatria da UNIFENAS, realizado no dia 26 de abril. Por meio do projeto “Prevenção e Promoção da Saúde Infantil na Comunidade”, seus membros ministraram 13 palestras em distintas instituições, como escolas, creches, cras e projetos sociais de Alfenas sobre Prevenção de Acidentes Domésticos e Parasitoses na Infância. Também organizou a 1ª Feira de Saúde em Poço Fundo e colaborou com a Feira de Saúde, no Bairro Pinheirinho- Alfenas. Promoveu a campanha de arrecadação de linhas para confecção de polvos de brinquedo para RN da UTI do Hospital Universitário Alzira Velano e a campanha de arrecadação de brinquedos e roupas infantis no mês das crianças.

No dia 01 de novembro, a Liga realizou o tradicional Dia das Crianças, que neste ano foi no Cemei Santos Reis, com brincadeiras, atividades lúdicas e lanche especial para as crianças. A liga levou cama elástica, piscina de bolinha, algodão doce, cachorro quente, massinha de modelar caseira, máscaras de personagens, bexiga palito, e alguns membros foram vestidos de palhaço. Houve também doação de brinquedos para a creche. Para coroar suas atividades, a Liga de Pediatria publicou o livro “Manual de Aleitamento”.