2 de março de 2018

Mesas-redondas recepcionam calouros

Rosângela Fressato
Calouros assistiram atentamente às informações dos docentes

Duas mesas-redondas foram promovidas na UNIFENAS como parte da programação de boas-vindas aos novos ingressantes na Universidade. A primeira abordou o tema “As redes sociais no enfrentamento à Febre Amarela”; a segunda debateu sobre “O Brasil de 2018: qual nosso papel?”.

O mediador dos eventos, diretor de extensão e assuntos comunitários, professor Rogério Ramos do Prado, explica que o primeiro tema teve a proposta de mostrar a realidade da Febre Amarela em nossa região e no Brasil e também sobre a importância das pessoas se vacinarem e tomarem os devidos cuidados para evitar a doença. Foi objetivo ainda desta mesa conscientizar os alunos sobre a necessidade de prestarem atenção ao que é publicado nas redes sociais e usar estes recursos de forma positiva, “pesquisando a veracidade das publicações antes de repassá-las e compartilhá-las”.

Contribuíram para os debates trazendo informações a coordenadora do curso de Ciência da Computação, professora Flávia Aparecida Oliveira Santos; o professor Celso de Àvila Ramos; o professor Francisco Donizetti Vieira Luz; a professora Ivana Araújo (designada Autoridade Sanitária pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e coordenadora da Área Temática de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas), a enfermeira Isamara Maria de Souza Matias; e Denis de Oliveira Rodrigues (coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas).

A respeito do segundo tema, o professor ressalta que 2018 é um ano de Copa do Mundo, de eleições, um ano que vai exigir de toda a comunidade uma atenção especial, um cuidado especial, uma preparação especial. “E assim, queremos despertar nos nossos ingressantes a consciência do seu papel neste novo Brasil que irá se vislumbrar a partir das eleições”.

Para ajudar os acadêmicos a refletirem sobre sua função neste ano eleitoral, foram convidados a professora Aparecida Donizetti Paes; professora Nivalda de Lima Silva; professor Luiz Antônio Sartori; professora Rosane Carvalho da Silveira Abbade (coordenadora do curso de Psicologia).