Notícias UNIFENAS

Notícias

13 de março de 2018

Encontro explica a Psicopedagogia


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Eliza Maria Maganha e demais integrantes da mesa-redonda

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”. Com base nesta citação de Anísio Teixeira, o curso de Pedagogia da UNIFENAS promoveu, juntamente com o curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica com ênfase na Educação Inclusiva e também o Núcleo Sul Mineiro da Associação Brasileira de Psicopedagogia, o 1º Encontro de Psicopedagogia.

O evento, que ocorreu na Sala Professor Edson Antonio Velano, realizou-se em forma de mesa-redonda e foi destinado aos alunos da graduação e da especialização. De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria Cristina da Silva, o encontro teve como finalidade explicar sobre atuação do profissional, mercado de trabalho e como o MEC e a Associação têm se posicionado diante da nova matriz curricular para que a sociedade possa usufruir desta prestação de serviço na área de educação. “O encontro foi um momento muito importante, pois legitima toda a nossa pesquisa, todas as nossas buscas”.

A coordenadora enfatiza que cada vez mais a sociedade tem falado sobre a inclusão social, sobre as diversas pessoas com suas várias diferenças em todos os meios, mas que nem sempre esses meios estão devidamente adaptados, e isso implica nas barreiras atitudinais, “até porque muitas pessoas desconhecem os procedimentos na atuação das convivências, como estabelecer as relações e como superar todas essas novidades dos novos relacionamentos. Até então tínhamos uma sociedade que limitava os grupos, e hoje a educação é contemporânea. É o momento da nova visão, então todos precisam se articular de uma forma positiva e, para isso, precisa vir o conhecimento. Então o psicopedagogo tem essa função primordial em todos os espaços sociais”.

Eliza Maria Maganha, coordenadora do Núcleo Sul Mineiro da Associação Brasileira de Psicopedagogia, comenta que o maior objetivo do Núcleo é a divulgação de conhecimentos e de informações. Ela explica que o psicopedagogo atua em toda área em que o sujeito tem uma dificuldade, principalmente na área cognitiva. Esclarece também que a psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem e o sujeito, isto é, como o sujeito aprende. “Todos nós temos a capacidade de aprender, e, então ela traz essa autonomia, ela busca esse caminho para que cada sujeito descubra a sua forma, sua estratégica de aprender”.