13 de março de 2018

Alunas de Direito fazem intercâmbio em Coimbra

Da redação
Acadêmicas Ludmila e Ana Carolina

As alunas do curso de Direito, câmpus de Belo Horizonte, Ana Carolina Nunes de Alencar e Ludmila Aredes Brandão foram selecionadas para intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Elas viajam graças a uma parceria entre a UNIFENAS e a Universidade de Coimbra através do Banco Santander. Essa parceria concede ao aluno selecionado uma bolsa de estudo por seis meses e ele poderá escolher quais disciplinas cursar, sem nenhum custo para ele. O aluno tem autonomia em escolher o horário de suas aulas que, por sua vez, são divididas em teóricas e práticas, totalizando cinco horas semanais por cada disciplina.

Segundo as acadêmicas, o modo de avaliação na Universidade é bem diferente do Brasil: cada aluno, ao fim do semestre, é submetido a uma prova oral sobre todo o conteúdo ministrado pelo professor. Além das disciplinas no curso pretendido, o estudante tem a opção de frequentar diversos cursos oferecidos pela universidade a título gratuito, em qualquer área de atuação.

Elas explicam que alunos de mobilidade (intercambistas) contam com o apoio de uma rede de serviços para estudantes estrangeiros, como, por exemplo, alojamento na cidade, alimentação e preços econômicos para o custo de vida durante o período de intercâmbio. “Estamos encantadas e muito felizes em poder estar em uma das melhores faculdades do mundo. É uma experiência de vida ímpar, intensa e cultural: a começar pela cidade de Coimbra: linda e historicamente universitária”.

A Universidade de Coimbra (UC) é uma das mais antigas da Europa, fundada em 1290. Este ano, a universidade completou seus 728 anos. Contando com um patrimônio material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica européia e mundial, é desde 2013 Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e mais de 22 mil alunos.