22 de junho de 2018

Pedagogia promove seu primeiro Congresso

Rosângela Fressato
A palestrante Andrea Salerno: “As novas ferramentas se configuram também um desafio uma vez que nós, professores e educadores, ainda estamos migrando para essa nova fase do mundo”

“A educação no século 21: oportunidades e desafios” foi a palestra de abertura da 31ª Semana Pedagógica e 1º Congresso de Educação do curso de Pedagogia (que teve como tema “Educação no Século 21: reconexões singulares”) proferida pela consultora do SEBRAE/MG, Andrea Salerno. Em sua fala, ela destacou as pedagogias emergentes; as novas ferramentas de aprendizagem; o uso da tecnologia na educação; a web educação; a educação a distância; o novo contexto de formação dos professores para esse novo mundo globalizado e tecnológico. “As novas ferramentas se configuram também um desafio uma vez que nós, professores e educadores, ainda estamos migrando para essa nova fase do mundo”.

Na opinião da palestrante, para que os futuros profissionais se insiram com sucesso neste novo contexto da educação, precisam compreender estas novas tendências, compreender a conectividade, os novos ambientes de aprendizagem, os espaços voláteis (não só do mundo físico, mas também os espaços digitais). “A abordagem central da minha fala são as pedagogias participativas e vivenciais, isto é, o processo de aprendizagem, o ciclo de aprendizagem vivencial e quanto mais é possível trabalhar a prática, a vivência em sala de aula, de forma a estabelecer uma nova conexão com os alunos a partir de uma linguagem que os jovens hoje estão praticando, que é a linguagem das redes sociais, da conectividade, dos ambientes virtuais de aprendizagem. Tudo isso, claro, tendo como pano de fundo os pilares da UNESCO para o século 21”.

No segundo dia do evento, que contou com o apoio do SEBRAE, a reitora da UNIFENAS, professora Maria do Rosário Araújo Velano, foi homenageada com um certificado de honra ao mérito pelo apoio institucional ao projeto SINAIS (Sinalização de Apoio a Inclusão Social). Em seguida houve a palestra “A importância da arte na construção do brincar: como promover processos de transposição para a vida diária?” (Heverton Ferreira, ator e diretor profissional). Logo após ocorreu a exposição de painéis com resumos científicos, pelos acadêmicos.

Os presentes prestigiaram, nos demais dias do encontro, os temas “Primeiros socorros em crianças de 0 a 4 anos” (professor Hélder Luiz Ribeiro da Silva, enfermeiro e coordenador do curso de Enfermagem da UNIFENAS); “A Síndrome de Burnout e a profissão docente” (professor Fábio Peron Carballo, coordenador do curso de Educação Física da UNIFENAS, câmpus de Divinópolis, doutor em Ciências da Educação pela UTAD – Portugal); Mesa-redonda “Economia e Educação” (mediadora professora Patrícia Souza). Ainda durante o evento ocorreu uma adaptação teatral do conto “Emília no país da gramática” (alunos do 1º período de Pedagogia, sob a direção da professora Mônica Fernandes) e a exposição “Alfabetização: letramento – métodos ou princípios?” (alunos do 1º período de Pedagogia, sob a direção da professora Mônica Fernandes).

Professora Maria Cristina Silva, coordenadora do curso de Pedagogia, relata que a proposta do tema do evento, “Educação no Século 21: reconexões singulares”, foi aproximar o ser humano com as ideias, com a tecnologia, com a inovação, com a metodologia ativa. “O congresso tem como proposta a afetividade, o saber tramitar pelas redes sociais, fazer uso das redes sociais. E este ano a Semana Pedagógica veio com o caráter de cientificidade e, por isso, surgiu o 1º Congresso de Educação”.

Professora Sandra de Sousa Alves, coordenadora da Semana Pedagógica, comenta que o tema teve a intenção, também, de propor uma reflexão sobre a necessidade de os seres humanos envolvidos com a Educação, na era das maiores conexões em comunicação, reconectarem-se com a sua essência e com a natureza para então desenvolverem uma nova perspectiva pedagógica de relação com as crianças, baseadas na afetividade e na inclusão, “com o objetivo de crescerem e se desenvolverem juntos, avançando como sociedade, como humanidade”.

Professora Sandra observa que as alunas do 7º período de Pedagogia organizaram o encontro e “entenderam que a Pedagogia vai além dos espaços escolares”.