13 de julho de 2018

Alunos de Direito participam de plantio de árvores em Barranco Alto

Rosângela Fressato
A Atividade Integradora contribuiu com um projeto de iniciativa da Associação de Pesca Esportiva do Lago de Furnas

Alunos do 9º período de Direito da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, diurno e noturno, finalizaram suas atividades integradoras com o tema “Mata Ciliar do Lago de Furnas”, no dia 23 de junho, com o plantio de mudas frutíferas e nativas doadas pelo Horto da UNIFENAS. Acompanhados pelas professoras Nivalda de Lima Silva, Ivânia Goretti Oliveira Pereira (coordenadora do curso), Raymundo Lázaro Vellani Júnior e pelo colaborador Cláudio Antônio Rocha Filho, o plantio ocorreu no distrito de Barranco Alto, da cidade de Alfenas, juntamente com os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Abrão Adolpho Engel.

A Atividade Integradora contribuiu com um projeto de iniciativa da APELF (Associação de Pesca Esportiva do Lago de Furnas), por meio do seu Presidente, Claudiomir Jacinto, que teve como objetivo a recuperação da Mata Ciliar às margens da Represa de Furnas. Todas essas ações fizeram parte da comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente, que envolveu a arrecadação de lixo eletrônico e de lâmpadas domésticas, em parceria com a Câmara Municipal. A atividade envolveu também alunos das escolas públicas e privadas de Alfenas, momento em que lhes foi propiciado conhecer práticas sobre como descartar de forma correta e consciente o lixo eletrônico. “O objetivo das ações foi despertar nos estudantes a consciência ambiental e fazer uma interação com a comunidade. A atividade terá continuidade no segundo semestre de 2018”, ressalta a professora Nivalda.

Para marcar o evento, foi descerrada uma placa com o nome do Projeto (Mata Ciliar de Furnas) e dos órgãos e Instituições participantes das ações. Também foi enterrada uma cápsula do tempo, para que, quando a turma for comemorar seus 10 anos de formatura, todos possam ler suas mensagens e recordar as ações realizadas neste dia.

O projeto contou ainda com a colaboração do CODEMA (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente), da Polícia Ambiental e dos engenheiros agrônomos da empresa RENOVAR.