12 de setembro de 2018

Diálogo para despertar o interesse pelo ensino superior

Selfie de docentes e estudantes da UNIFENAS com os alunos da Escola Estadual Professor Eduardo Daniel Ferreira Dias, em Campos Gerais

Alunos do 3º ano do ensino médio de Alfenas, Campos Gerais e Fama participaram da “Roda de Profissões da UNIFENAS”. Trata-se de uma iniciativa da Universidade, que leva universitários e professores até as escolas para um diálogo sobre as graduações oferecidas pela instituição e, ao mesmo tempo, busca despertar o interesse pelo ensino superior. As primeiras visitas às escolas ocorreram de 3 a 4 de setembro e, segundo a Diretoria de extensão e Assuntos Comunitários da instituição, mais escolas da região também serão visitadas.

O diálogo com os participantes da “Roda” lhes apresentou as inúmeras possibilidades de formação superior, inclusive o seu funcionamento. O depoimento de professores e universitários transmitiu a vivência de cada uma das profissões ali representadas. Como disse o prof. Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão da UNIFENAS, o evento desperta nos jovens muito mais que o interesse por uma graduação; ele demonstra a necessidade de mais profissionais formados no ensino superior para que o país se desenvolva.

O fato é que no Brasil apenas 20% da população possui uma formação no ensino superior. Diante desta realidade, o diretor de extensão acredita que este número, ligado a outros fatores, contribui para que o país não se desenvolva e cresça como deveria. “Nossa tentativa é despertar o interesse nos alunos para que não parem de estudar, façam a opção por um curso superior, principalmente por uma Universidade que lhes garanta ensino, pesquisa e extensão. Esse é o nosso trabalho e é o que tentamos mostrar para os alunos”, afirmou o professor.

Nesta primeira fase do “Roda de Profissões da UNIFENAS”, foram visitadas a Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Correa, Colégio Anglo, Escola Estadual Doutor Napoleão Salles e a Escola Estadual Judith Vianna, todas da cidade de Alfenas. Em Campos Gerais, a visita ocorreu na Escola Estadual Professor Eduardo Daniel Ferreira Dias e, na cidade de Fama, na Escola Estadual Professora Maria Olímpia Oliveira.