9 de outubro de 2018

“Design Thinking” aplicado na docência

Rosângela Fressato
Participaram da capacitação coordenadores e professores de todos os cursos da UNIFENAS

Dando continuidade as capacitações em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, coordenadores e professores de todos os cursos e câmpus da UNIFENAS, se dividiram em duas turmas e participaram da oficina “Design Thinking para educadores”. Ministrada pela professora Priscila Gonsales, fundadora do Instituto Educadigital, a capacitação ocorreu nos dias 21 e 22 de setembro.

Priscila Gonsales ressalta que o Desing Thinking (DT) é um novo jeito de pensar e abordar problemas e pode ser definido também como um modelo de pensamento centrado nas pessoas. Durante a oficina, os presentes vivenciaram as etapas do DT, começando pela elaboração de um desafio, a partir do mote proposto pela professora, que foi “Inovação Educativa na UNIFENAS”. Os educadores trabalharam algumas polaridades envolvendo incertezas e dúvidas, e elaboraram uma pergunta desafio que permeou toda a formação, até o final do encontro.

De acordo com a professora, por meio desta capacitação, os participantes ficam aptos a experimentar o DT como uma abordagem dentro do seu trabalho, seja para formação docente, um trabalho em sala de aula, um trabalho integrador entre disciplinas. “Como eu posso utilizar essa abordagem baseada na empatia? Na colaboração ? E na experimentação para pensar outras metodologias?”. Segundo ela, não existe uma lista de metodologias ativas; “nós podemos criar diversas metodologias ativas, depende da nossa criatividade ao planejar e criar novas experiências com o nosso público”.

Para a diretora de graduação, professora Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, a oficina, promovida por meio do ProDDU (Programa de Desenvolvimento Docente da UNIFENAS), traz uma proposta com abordagem mais disruptiva, colaborativa, “de olhar realmente para a aprendizagem do aluno com o ensino ‘mão na massa’”.