Notícias

20 de dezembro de 2018

“Ativa UNIFENAS” atrai mais de mil alunos do ensino médio


Everton Marques
Ampliar foto
“Ativa UNIFENAS” proporcionou diferentes vivências de cada uma das graduações da Universidade

Em uma única manhã, 12 cidades, representadas por 17 escolas estaduais e mais de mil alunos do ensino médio encontraram-se na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, para participarem do “Ativa UNIFENAS”. A comunidade acadêmica da Universidade se organizou para promover atividades que demonstrassem a atuação profissional dos cursos de graduação oferecidos pela instituição.

Com 22 estandes e um palco central montados nas quadras cobertas do Centro Esportivo Universitário, professores, alunos e colaboradores da UNIFENAS recepcionaram os visitantes. Em cada estande foi possível vivenciar um pouco da atuação dos profissionais formados em Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Direito, Ciência da Computação, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Agronomia, Farmácia, Medicina, Estética e Cosmética, Biomedicina, Odontologia e Enfermagem.

Das quadras, as atividades se estenderam por todo o câmpus. Divididos por área de interesse, os estudantes foram levados para conhecer laboratórios e salas de aula, ou seja, os ambientes destinados à aprendizagem do acadêmico da UNIFENAS. No trajeto, estações foram montadas para maquiagem, relaxamento e houve atividades surpresas de primeiros-socorros. Como disse a Profa. Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, diretora de graduação, a manhã foi voltada para que os visitantes experimentassem de fato como é o dia a dia na Universidade e como será a atuação do futuro profissional. “Certamente esse objetivo foi atingido, porque cada curso ofereceu a oportunidade de colocar a mão na massa, sentir um pouquinho de cada profissão.”

O Prof. Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, destacou que o nome do evento é referente ao fato de que na Universidade as metodologias ativas de aprendizagem são uma realidade. Afirmou que o “Ativa UNIFENAS” conseguiu integrar a comunidade acadêmica com todas as escolas da região e que garantiu uma oportunidade das escolas conhecerem uma verdadeira Universidade, que garante ensino de qualidade, pesquisa e extensão. “Então, hoje estamos tendo este grande momento, essa grande oportunidade para que os alunos que vieram de todas as escolas da região possam conhecer na prática como é que o ensino aqui na UNIFENAS é garantido aos seus alunos”.



Escolas convidadas



As escolas convidadas para a primeira edição do “Ativa UNIFENAS” foram das cidades: de Alfenas, a E.E. Emílio Silveira “Estadual”, a E.E. Napoleão Salles, a E.E. Prefeito Ismael Brasil Correa e a E.E. Professor Judith Vianna; de Machado, a E.E. Iracema Rodrigues, a E.E. Gabriel Odorico e a E.E. de Douradinho; de Serrania a EE Diretor Nelson Rodrigues; de Divisa Nova, a E.E. Secretário Tristão da Cunha; de Monte Belo, a E.E. Frei Levino; de Paraguaçu, a E.E. Padre Piccinini; de Campos Gerais, a E.E. Professor Eduardo Daniel F. Dias; de Campo do Meio, a E.E. Padre Chico; de Alterosa, a E.E. Bolivar Boanerges da Silveira; de Conceição da Aparecida, a E.E. Padre José Antônio Panucci; de Elói Mendes, a E.E. Norma de Brito Piedade Martins; e de Fama, a E.E. Professora Maria Olímpia de Oliveira.