20 de dezembro de 2018

UNIFENAS adere ao Programa Instituição Parceira da Primeira Infância

Rosângela Fressato

A UNIFENAS fez adesão ao Programa Instituição Parceira da Primeira Infância, uma iniciativa da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares).

A ANUP firmou Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Desenvolvimento Social/MDS e o Ministério da Educação/MEC visando: “..desenvolver atividades acadêmicas e de extensão de modo a apoiar a implantação e o desenvolvimento dos preceitos científicos acerca do desenvolvimento da primeira infância, especialmente, no âmbito do Programa Criança Feliz do Ministério do Desenvolvimento Social”.

O Programa é conduzido pela ANUP Social, braço de responsabilidade social e sustentabilidade da Associação, e que tem como objetivo oferecer apoio para que as Instituições de Ensino Superior fortaleçam as suas ações sociais, em especial em áreas que estejam relacionadas ao desenvolvimento humano e à preparação do indivíduo para a permanente aquisição de competências, conhecimentos e habilidades.

Para as instituições que aderirem ao Programa, a ANUP se compromete a disponibilizar o conteúdo da disciplina sobre desenvolvimento infantil; esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir na implementação e ao longo das iniciativas desenvolvidas; apoiar as associadas na interface com órgãos públicos para a colaboração na implementação de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância, como o Programa Criança Feliz; emitir e enviar às IES participantes o selo de participação correspondente a cada etapa; enviar, semestralmente, ao MEC a relação das Instituições parceiras da primeira Infância; divulgar, na página eletrônica da ANUP, a relação das Instituições parceiras da primeira Infância.

A UNIFENAS já possui diversos projetos de ações sociais, dentre deles o Centro Pró-Sorriso, do curso de Odontologia; Liga de Pediatria, do curso de Medicina, Liga de Odontopediatria, do curso de Odontologia; Projeto Sabor que Sobra, do curso de Nutrição, entre outros. “E a Universidade pretende ampliar sua atuação em Alfenas, região e nas suas diversas unidades, em Varginha, Campo Belo, Poços de Caldas, Divinópolis e Belo Horizonte”, ressalta o diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Rogério Ramos do Prado.

(Fonte: anup.ogr.br)