5 de fevereiro de 2019

Estudantes participam de ações de boas-vindas na UNIFENAS

De jaleco, os calouros da Medicina com os veteranos da Turma 37 e duas acadêmicas da Liga de Risologia

Momento cultural, palestras e outras ações marcaram o primeiro dia de aula na UNIFENAS. Cada coordenação de curso preparou uma forma diferente para recepcionar os calouros e apresentar a Universidade. A programação de boas-vindas foi cuidadosamente elaborada para que o dia 4 de fevereiro de 2019 ficasse registrado na memória dos ingressantes.

No curso de Medicina, o ponto alto da recepção foi a “Cerimônia do Jaleco”, realizada no Centro de Estudos e Pesquisa do Hospital Universitário Alzira Velano. Sob a organização dos veteranos da 37º Turma e com o apoio da coordenação do curso, a solenidade foi descontraída e mexeu com a emoção de calouros e pais. “A gente chegar aqui e já ter essa cerimônia é demais. Recepção maravilhosa, a gente já se sente uma família”, afirmou o calouro Marcelo Rezende.

Para concluir a cerimônia, os calouros fizeram o “Juramento de Hipócrates”. Eles se comprometem em exercer a profissão de forma honrada. Como destacou o veterano Matheus Santos Vianna, embora realizado de maneira informal, durante a “Cerimônia do Jaleco”, o juramento é para ser respeitado. “É uma coisa muito séria, nós estamos estudando para cuidar do outro. Então, tem que haver o juramento”. A professora Annie Beatriz de Carvalho, coordenadora do curso de Medicina, completou: “Com certeza, daqui a seis anos, eles vão se formar e serão profissionais de qualidade, como sempre tem sido com todos que têm se formado aqui conosco”.

Na recepção de boas-vindas no câmpus da Universidade, tanto no período da manhã como no período da noite, professores, alunos, egressos e colaboradores da instituição cantaram em diferentes locais. As músicas, de estilos variados e alegres, levaram os alunos a refletirem sobre o caminho a ser percorrido na graduação.

“Seja bem-vindo aos melhores anos da sua vida”. Esta foi uma frase replicada e dita a todos os alunos, principalmente para os calouros. Como disse a Professora Ivânia Goretti Oliveira Pereira, coordenadora do curso de Direito, os anos na Universidade são de muito crescimento, aprendizado, de convívio e principalmente de traçar objetivos para a vida. “São os anos que nós buscamos nos preparar, trabalhar tudo aquilo que temos de melhor para depois oferecer não só para nós mesmos, mas também para toda a sociedade”, afirmou a coordenadora.

Carlito de Brito Filho, calouro do curso de Direito, expressou o seu sentimento em relação à recepção organizada pela Universidade. “Achei muito bacana o jeito que a gente foi recebido. O pessoal acolheu e explicou bem sobre o curso. Estou feliz de estudar na UNIFENAS, vamos começar com o pé direito agora.”

Boas-vindas com premiação

A recepção de boas-vindas se estenderá ao longo da semana. Além dos momentos culturais, os universitários participam da ação #OndadoBem, cujo o objetivo é promover o voluntariado. A ideia é que cada curso recolha doações de alimentos não-perecíveis e rações para animais, entre os dias 4 e 13 de fevereiro.

Outra ação é o “Super Like”, que consiste na postagem, no Facebook, de uma foto dentro da Universidade com uma frase que destaca o curso e o motivo pelo qual o aluno escolheu a UNIFENAS para estudar, seguido da #soumaisNOMEDOCURSOunifenas. As melhores fotos serão postadas no Facebook da instituição e as que receberem mais curtidas serão premiadas no dia 18 de fevereiro com uma caixa de som JBL FLIP 4, para a primeira colocada, e a segunda receberá uma caixa de som JBL GO 2.