26 de fevereiro de 2019

Aula magna faz um breve relato sobre a advocacia no Brasil

No primeiro plano a professora Sandra Remondi, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Universidade; a reitora Profa. Maria do Rosário; a vice-reitora Dra. Viviane Araújo Velano Cassis e o Dr. Will Fonseca, ao fundo, professores e alunos do curso de Direito

Calouros, veteranos e professores do curso de Direito da UNIFENAS, assim como autoridades acadêmicas da instituição, participaram da aula magna que teve por temática “Desafios e Perspectivas da Advocacia no Brasil: uma visão do mercado atual”. Ministrada pelo advogado e ex-professor universitário Dr. Will Duel Fonseca de Souza, a aula, que ocorreu no dia 15 de fevereiro, no câmpus de Alfenas, evidenciou que, em um mundo de tantas incertezas na economia, na política e envolto na corrupção que se entranha na sociedade, a ética deve ser como uma bússola a conduzir os futuros bacharéis em Direito.

Mestre em Direito Empresarial, o Dr. Will Fonseca disse que, mesmo diante de desafios como a globalização, direito digital e mercado profissional concorrido, ainda há espaço para advogados que se diferenciam e buscam constante aperfeiçoamento. Segundo ele, daqui a cinco anos, quando os novos alunos se formarem, as perspectivas ainda serão boas. “Nós podemos observar que o curso de Direito é um dos cursos mais procurados no país. A cada ano, o mercado de trabalho se abre mais e, se nós temos uma economia em crise, a advocacia tende a crescer.”

Questionado sobre o que gostaria que os alunos compreendessem da sua aula magna, relatou esperar que tivessem “sempre o propósito de fazer o melhor de si, que estudem muito e que aproveitem o que esta instituição [UNIFENAS] séria tem a oferecer para eles”.

A exposição do Dr. Will Fonseca ocorreu após as boas-vindas da reitora Professora Maria do Rosário Araújo Velano, que enfatizou a honra da Universidade em receber os ingressantes do curso de Direito que, passam a fazer parte da família UNIFENAS. “Com o apoio de todos, gestores, professores e pessoal técnico administrativo, vamos oferecer a vocês um ensino de qualidade que os possibilite crescer como cidadãos e como profissionais. Reitero neste momento os votos de boas-vindas a vocês, alunos do curso de Direito, desejando-lhes muito sucesso nesta nova etapa de suas vidas e que vocês possam, ao longo do curso, além de fazer novos amigos, ampliar o conhecimento e se qualificar da melhor forma para a sua vida profissional futura.”