8 de março de 2019

Câmpus de Alfenas ganha novo auditório

Gestores, professores, colaboradores e convidados da UNIFENAS na palestra de Leila Navarro no novo auditório Professor Edson Antônio Velano

O Auditório Professor Edson Antônio Velano, no câmpus de Alfenas, foi inaugurado com a presença de gestores, professores, colaboradores e convidados da reitoria. No papel de mestre de cerimônias, o Professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, elogiou a gestão da reitora Professora Maria do Rosário Araújo Velano; da Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora; e da Dra. Larissa Araújo Velano, pró-reitora administrativo-financeira e presidente da FETA (Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas) que tornou possível a ampliação do novo auditório. A palestra de inauguração, no dia 22 de fevereiro, foi proferida pela palestrante motivacional Leila Navarro.

O novo auditório de 315 metros quadrados possui 347 lugares, revestimento de lã de rocha e portas antirruído. Ele foi concebido para também atender a pessoas com mobilidades reduzidas e outras necessidades especiais. A reitora Professora Maria do Rosário Araújo Velano destacou que é uma homenagem ao fundador da Universidade. Como ela mesma disse, o professor Edson “pautou sua vida pela disseminação da cultura, pelo engrandecimento de sua terra natal, além de ser ele mesmo exemplo de simplicidade, firmeza de caráter e grande incentivador do conhecimento.”

O auditório é destinado a alunos e professores para que desenvolvam atividades culturais e científicas. Também estará aberto para a comunidade em geral. A Dra. Larissa Araújo Velano reafirmou o compromisso da Universidade de possibilitar que jovens e adultos possam cursar o ensino superior e assim melhorar suas condições intelectuais e, consequentemente, econômicas. “Não medimos esforços, nem investimentos altos para que a UNIFENAS seja cinco em todos os conceitos do MEC.”

O discurso da pró-reitora administrativo-financeira ratificou o que havia dito o professor Mário Sérgio ao dizer que, há mais de 45 anos, a UNIFENAS forma e transforma pessoas. “A instituição se mantém viva e próspera pela gestão eficiente da família de Edson Antônio Velano. Apoiemos e nos inspiremos na visão da UNIFENAS ser reconhecida como Universidade de tradição e qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação antecipando ‘as mudanças, vendo além do horizonte imediato as necessidades da educação no futuro’”, disse o pró-reitor parafraseando, no final de suas palavras, o que dizia o fundador da instituição.

Palestra motivacional

Para a inauguração do Auditório Prof. Edson Antônio Velano foi convidada a palestrante Leila Navarro. Estudiosa do comportamento humano, com quinze livros publicados, Leila foi considerada pela revista Veja como uma dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Ela falou aos convidados sobre “Criatividade, ousadia e inovação em tempo de mudanças”.

Leila Navarro, que se apresenta como “A poderosa palestrante motivacional”, afirmou que a motivação é de dentro para fora, é você saber o que você quer. “Eu digo que a gente tem que dar uma bússola para as pessoas saberem qual é a sua motivação. Porque a bússola, quando você a joga no chão, qualquer movimento que ela tem, ela sempre aponta o norte. Acho que o que nós precisamos para ter motivação é ter um norte. Saber muito bem aonde você quer chegar, aonde você quer ir. E se nós queremos chegar em um lugar junto, então nós vamos fazer a empresa [UNIFENAS] ir embora [crescer] com isto tudo”.

Ao final da palestra, foi oferecido aos presentes um coquetel no Restaurante dos Lagos.