17 de abril de 2019

NAF UNIFENAS esclarece dúvidas sobre Imposto de Renda

Orientações ocorreram no período da manhã, nos estandes montados próximos à Concha Acústica

Se você recebeu no ano de 2018 mais de R$ 28.559,70, fique atento, pois você tem até o final do mês de abril para entregar à Receita Federal a sua declaração de imposto de renda, e este não é o único critério. Esclarecer a população sobre as regras para manter-se em dia com o fisco foi o objetivo da 2ª edição do “NAF na Praça”, desenvolvido pelos alunos do 3º e 7º períodos do curso de Ciências Contábeis e integrantes do NAF UNIFENAS (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal). Supervisionados por professores (Ana Maria, Jefferson Soares de Avelar e Juliana Mafra), eles estiveram na Praça Getulio Vargas de Alfenas, no dia 6 de abril.

Além dos critérios que obrigam o contribuinte a fazer a sua declaração, conforme regras disponíveis no site da Receita (https://receita.economia.gov.br/), ao preencher o formulário, a atenção é necessária para que não haja erros. Por exemplo, a pessoa deve ficar atenta ao informar o recebimento de herança; posse de terrenos; casa própria; veículo; depósito bancário, inclusive poupança; colocar o CPF dos dependentes; e uma série de outros detalhes, ressalta o professor. “Tem que ter muita cautela, principalmente na hora de fazer a revisão dessas informações. Verificar se realmente aquilo que foi lançado nos informes de rendimento (a fonte pagadora, que é a empresa), verificar se os valores estão idênticos aos que foram colocados na declaração, para evitar aborrecimentos futuros e não cair em malha fina”, disse o professor Jefferson Soares de Avelar, supervisor do NAF UNIFENAS.

O “NAF na Praça” é apenas uma das ações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UNIFENAS, que, em sua sede, também presta estas e outras orientações de forma gratuita a qualquer pessoa. Juliana Mafra, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, destaca a seriedade do trabalho realizado pelos estudantes. “Respaldados pela Receita, a gente faz um trabalho muito sério. Um trabalho que segue aquilo que a Receita Federal, inclusive, orienta para que o contribuinte não tenha nenhum problema. Eu uso o tema contribuinte porque é o termo que a receita usa. Mas que as pessoas no geral, ou seja, a comunidade, não tenha nenhum problema com as suas questões ficais em relação à Receita Federal.”

Danian Andrade, aluno do 7º período de Ciências Contábeis da UNIFENAS, destacou o quanto as dúvidas esclarecidas no evento acrescentaram à formação profissional. “São dúvidas que vão chegar para a gente. E a gente trabalhando em escritório, ou não, assim que as pessoas tiverem conhecimento de que nós somos contadores, elas vão querer saber, querer extrair essas informações da gente. E a gente já poder estar aqui, com a orientação dos professores, que são muito bem formados e muito bem embasados, é uma oportunidade impar da gente já ir agregando todo esse valor na nossa carreira”, disse o estudante.