26 de abril de 2019

PM e UNIFENAS traçam planos para diminuir violência nas escolas

Rosângela Fressato
Diretores de escolas, coordenadores de cursos e a Cabo Cristina durante a primeira reunião

A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da Cabo Cristina, percebendo o alto nível de violência em algumas escolas do ensino fundamental e médio de Alfenas, criou a “Rede de Enfrentamento à violência contra a Criança e o Adolescente no Município de Alfenas”, projeto que busca parceiros para elaborar ações que resolvam ou diminuam estas violências.

Uma destas parceiras será a UNIFENAS, que, por meio dos coordenadores de cursos, elaborará trabalhos a serem executados nas escolas. Dia 10 de abril, houve uma reunião na Universidade, com diretores de escolas e com coordenadores de cursos, que apresentaram seus projetos. Segundo o professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, foram propostas diversas iniciativas com o envolvimento da PMMG e dos Cursos de Graduação da UNIFENAS presentes nesta reunião tais como: II Hackathon da UNIFENAS (Direito e Ciência da Computação), Projeto de apoio aos laboratórios de informática das escolas (Ciência da Computação), Apoio da Liga de Apoio à Primeira Infância Saudável (LAPIS - Curso de Pedagogia), realização de cursos de Educação Ambiental nas escolas e Oficinas aos docentes, durante o 2º Congresso de Educação (Curso de Pedagogia), Integração das escolas na promoção de atividades artísticas, culturais e esportivas, entre outras.

A policial militar comenta que ela ministra o Proerd junto às escolas e, que, durante suas aulas, está havendo uma demanda muito grande por parte dos alunos [eles levam muitos problemas] e isso tem causado muita preocupação. “Sozinhos, nós conseguimos ajudar; porém, o trabalho é muito pequeno, daí a necessidade de buscar parceiros. Esta Rede é para ampliar o trabalho da Polícia. A UNIFENAS nos recebeu muito bem e está disposta a nos ajudar, que é o mais importante. Estamos aqui juntando ideias para fazer o melhor para todos”.

Segundo a Cabo Cristina, esta primeira reunião foi com os diretores das escolas; em seguida haverá um encontro com os professores depois o desenvolvimento de ações com os alunos. “Os diretores e os professores serão multiplicadores. Não adianta fazer um trabalho com os alunos se a escola não estiver preparada para receber novos estudantes, com novas histórias”.

Estiveram presentes ao Salão de Eventos I a Cabo Cristina; Prof. Rogério Ramos do Prado, Profa. Flávia Aparecida Oliveira Santos, Prof. Celso de Àvila Ramos, Profa. Sandra de Souza Alves, Profa. Maria Cristina da Silva e Profa. Nivalda de Lima Silva), além da direção de diversas escolas públicas de Alfenas: E.E. Judith Viana, E.E. Napoleão Salles, E.E. José Griminck, E.M. Prof. Viana e E.M. Levindo Lambert.