3 de maio de 2019

Coordenadora nacional do NAF visita Alfenas

Os professores Jefferson Avelar e Juliana Mafra com os visitantes da Receita Federal Ana Paula Kuhar, Evaldo Macedo e Eduardo Antônio Costa

Com o objetivo de conhecer de perto o trabalho desenvolvido no NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) do curso de Ciências Contábeis da UNIFENAS, em conjunto com a Receita Federal, Ana Paula Sacchi Kuhar, coordenadora Nacional do NAF, esteve em Alfenas. Acompanhada por Eduardo Antônio Costa, representante do NAF na delegacia de Varginha, à qual a agência de Alfenas esta jurisdicionada, e por Evaldo Macedo, agente da Receita Federal e chefe da agência de Alfenas, ela constatou as boas práticas que têm levado o NAF UNIFENAS a se destacar no número de atendimentos no cenário nacional. Ana Paula afirmou: “O NAF UNIFENAS é um dos NAFs mais ativos no Brasil, a gente tem uma série de atividades que nós pedimos para fazer na administração, dados do NAF, e a UNIFENAS cumpre com todas”.

Ao fornecer suporte contábil e fiscal a pessoas físicas, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos, o NAF desempenha um trabalho que beneficia o contribuinte, aproxima a Receita Federal da sociedade e permite ao universitário colocar em prática o seu conhecimento. Para a coordenadora nacional, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal oferece muito mais do que educação fiscal ou atendimento. “O NAF leva essa prestação de serviço para quem não tinha acesso a um escritório de contabilidade. Ao mesmo tempo, o aluno consegue praticar durante a graduação, atendendo a essas pessoas de forma gratuita.”

Além de conhecer as práticas desenvolvidas pelo NAF UNIFENAS, Ana Paula apresentou à professora Juliana Mafra Saldo Andrade, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, e ao professor Jefferson Soares de Avelar, supervisor do NAF da Universidade, outras práticas desenvolvidas pelo país e que, dentro da realidade de Alfenas, talvez possam ser absorvidas. “O Brasil é um país gigantesco, com diferenças regionais enormes. Então, a gente vai pegando um exemplo no norte, um exemplo no sul e aí tem coisa que pode aproveitar em outro NAF”, disse a coordenadora nacional do Núcleo.

A visita a Alfenas é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo NAF UNIFENAS. O que para os envolvidos com este processo é motivo de orgulho, como destacou o professor Jefferson Avelar. “Isto demonstra que está sendo feito um trabalho sério nesta coordenação, colocando a missão propriamente dita do NAF, fazer valer a missão que é justamente dar oportunidade aos nossos acadêmicos de colocar em prática aquilo que é visto em sala de aula.”

Juliana Mafra, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, completou ao dizer que o NAF UNIFENAS é resultado de um conjunto de forças que deu certo: “A gente tem um bom suporte do pessoal NAF, da Receita Federal, e também da Universidade com toda estrutura, do professor Jefferson, que é o coordenador do NAF, os alunos com muito interesse. Então, não tem como dar errado: é uma parceria que vai continuar dando certo”.