16 de maio de 2019

“Traços da Arquitetura e Urbanismo” é tema de evento na UNIFENAS

Rosângela Fressato
Professor Gilberto Jordão discorreu sobre seu livro em que relata sua experiência durante 52 anos de profissão

Com o tema “Traços da Arquitetura e Urbanismo”, os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFENAS organizaram seu primeiro congresso (CONAU).

O evento foi aberto pelo ex-professor Gilberto Reis Jordão, que falou sobre seu livro intitulado “Arquitetura: Como ser um arquiteto” (Editora Apolo ), em que relata sua experiência enquanto arquiteto durante 52 anos. “Graças a Deus, eu me considero um vitorioso, principalmente pelo fato de poder ensinar um pouco”. Em seguida, ele discorreu sobre a disruptura da Arquitetura.

O palestrante relata que participa deste Congresso com muito orgulho e satisfação por ter sido docente da UNIFENAS durante 11 anos. “Eu nunca esqueci a UNIFENAS. A Universidade sempre ficou no meu coração, eu ensinei um pouco e aprendi bastante, convivi muito com o pessoal. É uma grande emoção encontrar a professora Carolina [atual coordenadora do curso], que foi minha aluna e eu a tenho como uma filha, como sempre considerei meus alunos. A voz fica embargada de tanta emoção. Na época, o professor Edson Antônio Velano [fundador da UNIFENAS] me ajudou muito. Eu fui muito feliz aqui”.

Professor Gilberto finalizou a entrevista com a frase “Os nossos sonhos são possíveis porque são realizáveis”, de Le Corbusier (Charles-Edouard Jeanneret-Gris), arquiteto, urbanista, escultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930, falecido em 1955.

Professora Carolina Soares Horta de Souza, coordenadora do curso, relata que o tema “Traços da Arquitetura e Urbanismo” vem ao encontro da diversidade de temas abordados durante o Congresso. Ela explica que a Arquitetura possui diversas vertentes, caminhos e traçados que vão compondo a sua história, tanto cultural, como socialmente, o urbanismo, econômico e político. “É um conjunto de condicionantes que culminam no resultado, que é a Arquitetura”.

Como primeiro congresso, a coordenadora se diz muito emocionada e orgulhosa de seus alunos pelo empenho com que organizaram o evento. “Eles foram muito responsáveis na elaboração do encontro e acho que isso também é muito importante para a formação deles”.

Os demais temas abordados durante o evento foram "Arquiteto Modernista - Flavio de Carvalho” (Professora Sônia Boczar) e “Aspectos de uma poética” (Professor Ronaldo Auad).