10 de junho de 2019

Lançada a pós-graduação em Urgências e Emergências Médicas

A especialização será ministrada na UNIFENAS, câmpus de Alfenas

Dr. Wilson Gonçalves Silva Júnior, preceptor das disciplinas Clínica Médica e Urgência e Emergência do Alzira Velano; Dr. Fernando Sabiá Tallo, presidente da Abramurgem; e a Dra. Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação da UNIFENAS

O Dr. Fernando Sabiá Tallo, presidente da Abramurgem (Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência), se encontrou com estudantes e profissionais da área de Medicina, no CEP (Centro de Ensino e Pesquisa), anexo ao Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV). Ele fez o lançamento da Especialização em Urgências e Emergências Médicas a ser ministrada na UNIFENAS.

A especialização tem como meta capacitar os profissionais da Medicina nas principais emergências e cuidados ao paciente grave. Serão 18 módulos, dos quais 7 são de aulas práticas. “Você tem um número imenso de pessoas, muito jovens, no hospital, no pronto-socorro, em geral despreparadas para fazer esse trabalho. Então, a gente vai tentar capacitar, o que nós temos tentado fazer no Brasil inteiro é capacitar essas pessoas que já estão no PS, ou estão prestes a entrar no PS”, disse o Dr. Fernando Tallo, que também é um dos coordenadores do curso.

A infraestrutura do Centro de Ensino e Pesquisa do Alzira Velano e o corpo docente envolvido demonstram a qualidade da especialização a ser oferecida, como afirma o Dr. Wilson Gonçalves Silva Júnior, preceptor das disciplinas Clínica Médica e Urgência e Emergência do HUAV e que também coordena essa pós-graduação. “O diferencial são os professores, altamente capacitados, vindos da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e da Associação Brasileira de Urgência e Emergência, além dos materiais, dos manequins simuladores de última geração”.

Chancelado pela parceria da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, pela Abramurgem e pela UNIFENAS, o Dr. Fernando Tallo acredita que, com a concretização da especialização em Urgência e Emergências Médicas, em Alfenas, a mesma servirá de exemplo para outras localidades. “Esse curso nesses moldes, com esse nível, é a primeira vez. Nós temos um curso parecido em Cuiabá, curso parecido em Pelotas, mas com a estrutura que a UNIFENAS é capaz de nos oferecer, eu posso dizer que é pioneira.”

De acordo com a Dra. Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação da UNIFENAS, não só os médicos, mas, principalmente os universitários, recém-formados, ganham com esta educação continuada. “É um curso voltado para os alunos de Medicina, que vão ter a oportunidade de se especializar aqui dentro da UNIFENAS, com a participação de vários professores convidados.”

“Essa pós-graduação, ela é muito importante, um aperfeiçoamento na formação desses alunos, desses médicos que estão no mercado de trabalho. Eles estão hoje atendendo porta de pronto-socorro e se deparam com mais diversas emergências no seu dia a dia”, desta o Dr. Wilson.

As inscrições para Especialização em Urgências e Emergências Médicas, assim como mais informações, estão disponíveis na página da pós-graduação, no site da UNIFENAS.