14 de junho de 2019

NAF UNIFENAS se classifica em 3º lugar nacional em atendimentos IRPF

Rosângela Fressato
O NAF da UNIFENAS realizou 3.437 atendimentos no apoio ao Imposto de Renda 2019

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do curso de Ciências Contábeis da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, realizou 3.437 atendimentos no apoio ao Imposto de Renda Pessoa Física 2019, classificando-se em 3º lugar nacional e em 2º lugar em Minas Gerais.

A coordenadora do curso, professora Juliana Mafra Salgado Andrade, ressalta que esta classificação é fruto de um trabalho intenso de professores e alunos, em parceria com a Receita Federal. “A consequência de um trabalho bem feito é essa e, principalmente, em parceria. Aqui, nós trabalhamos em parceria com a Receita Federal, que nos dá todo o suporte para que cheguemos a este resultado”.

O professor Jefferson Soares de Avelar, coordenador do Núcleo, comenta que em todo o Brasil existem 227 Núcleos que participaram dessa ação de auxílio ao contribuinte de Imposto de Renda, e o NAF da UNIFENAS conseguiu esta classificação. “Isso demonstra que a parceria vem dando certo”. Ele explica que os acadêmicos foram capacitados por meio de treinamentos proporcionados pela Secretaria da Receita Federal e posteriormente foram a campo desenvolver estas ações com todo o contribuinte em potencial.

Os professores relatam que, por meio do NAF, os alunos, com o suporte do docente, fornecem toda a assistência necessária gratuitamente. O Núcleo é um acordo de cooperação técnica celebrado entre a Receita Federal do Brasil e o curso de Ciências Contábeis da UNIFENAS, visando proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e sobre os direitos e deveres associados à tributação, além de disponibilizar orientação contábil e fiscal para pessoas físicas de baixa renda, bem como às microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

A iniciativa auxilia na prestação de serviços, como agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal do Brasil; elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física; inscrição e informações gerais sobre o Microempreendedor Individual; inscrição e informações cadastrais de CPF e CNPJ; emissão de Certidões Negativas de Débitos (CND) pessoa física e jurídica; consulta à situação fiscal; regularização de CPF suspenso; elaboração de pedido de isenção de IRPF para portadores de moléstias graves; orientações e auxílio à elaboração de pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por pessoas com deficiência física, mental ou visual; entre outros.

Os atendimentos do NAF ocorrem às quartas e sextas-feiras, das 8 às 11 horas, na Rua Juscelino Barbosa, 1328, Centro. O telefone é (35) 3292-1375 e o e-mail é naf.alfenas@unifenas.br

Congratulação do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil

Eduardo Antônio Costa, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Delegado Adjunto da Equipe de Educação Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Varginha/MG, Superintendência da Receita Federal na 6ª Região Fiscal, encaminhou aos professores o e-mail:

O NAF UNIFENAS realizou 3.437 atendimentos, obtendo a seguinte classificação no ranking de atendimentos:

- 3º lugar nacional;

- 2º lugar em Minas Gerais.

Parabéns a todos os envolvidos, pelo empenho e dedicação.

Transmitam aos alunos, professores e coordenadores os parabéns da DRF Varginha, pois sempre é importante ver o resultado positivo de nossos esforços.

Todos vocês abraçaram o Projeto NAF e este resultado coroa todo o trabalho realizado.