28 de junho de 2019

Defendida a primeira tese do Doutorado em Agricultura Sustentável da UNIFENAS

Os doutores Adriano Bortolotti da Silva, coordenador do programa; Breno Régis Santos (UNIFAL); Douglas José Marques, orientador da tese; Hudson Carvalho Bianchini, doutorando; Rodrigo Garcia Brunini (UNIFENAS); e Flávio Gabriel Bianchini (UFSCAR)

O Doutorado em Agricultura Sustentável da UNIFENAS teve a sua primeira defesa de tese realizada no dia 14 de junho, no câmpus da Universidade, em Alfenas. A dissertação intitulada “Influência da aplicação de Silício nas características fisiológicas e biométricas de cultivares de milho sob estresse hídrico” foi desenvolvida pelo professor Hudson Carvalho Bianchini. A comissão examinadora, constituída por doutores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), aprovou a tese que concedeu ao professor o título de Doutor em Agricultura Sustentável.

Essa primeira defesa registra um momento histórico para o Doutorado oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Agricultura Sustentável da instituição. O incentivo da reitoria, pró-reitorias e diretorias da Universidade, com destaque para a Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, permitiu chegar a este momento, comemorado pelo Dr. Adriano Bortolotti da Silva, coordenador do programa. Como ele mesmo destacou, esse Doutorado visa produzir respostas aos produtores para que sejam sustentáveis. Em outras palavras, que não agridam ao meio ambiente e que também aumentem a produção. “O nosso programa trabalha basicamente com a sustentabilidade desse sistema que é a agricultura, uma das principais vertentes econômicas daqui do Sul de Minas.”

O Dr. Douglas José Marques, orientador do professor Hudson, acredita que a tese defendida representa a evolução do programa. O estudo produziu dois artigos já aprovados em revista indexada da área e outros estão em andamento. “A pesquisa é muito interessante porque trabalhou com o tema relacionado à falta de água na cultura do milho. Então, um tema muito importante para a agricultura de maneira geral e que contribuirá também para com a sustentabilidade e para com a geração de produtos e processos”, disse.

A deficiência hídrica, com chuvas irregulares ou a falta da mesma, no período esperado para culturas como, por exemplo, o milho, o feijão, o café, faz com que as plantas sejam prejudicadas. “O nosso foco foi amenizar, criar alternativas para que as plantas tolerem, evidentemente dentro de um período razoável, um período de déficit hídrico, de falta de água no solo. E uma forma de amenizar isso é usando silício, aplicando silício no solo”, afirmou o agora doutor em Agricultura Sustentável, Prof. Dr. Hudson Carvalho Bianchini.

Particularidades

A defesa foi comemorada não apenas por ser a primeira desse Programa, mas, também pelo fato de que o Dr. Hudson é professor da UNIFENAS e ocupou diferentes cargos na instituição, entre os quais: pró-reitoria, supervisão de câmpus e diretoria de extensão. Graduado em Agronomia pela UFLA e em Direito pela UNIFENAS (câmpus de Alfenas), mestre em Fitotecnia e com curso de especialização em Propriedade Intelectual, o doutorado era uma meta por ele a ser conquistada há muitos anos. Como explanou, concluir o doutorado na sua “querida UNIFENAS” é de um valor maior do que o próprio título.

“Fico extremamente satisfeito, porque tive a oportunidade de trabalhar com o Professor Edson Velano [fundador da UNIFENAS] na pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação. O nosso objetivo sempre foi o de conseguir que a Universidade tivesse mestrados e doutorados, todos credenciados pela Capes. Sabíamos que esse era um trabalho de médio, para não dizer de longo prazo. Lançamos a semente e outros que passaram pela pró-reitoria ampliaram e melhoraram até chegar onde estamos hoje. Se o professor Edson estivesse aqui, estaria muito satisfeito”, declarou o Dr. Hudson, parabenizando a atual reitoria e pró-reitoras da instituição, em especial a Dra. Larissa Araújo Velano (pró-reitora administrativo-financeira), que o incentivou a concluir o doutorado.

Como orientador, o Dr. Douglas também falou de seu sentimento pessoal em relação a esta defesa, uma vez que ele mesmo é egresso do curso de Agronomia da UNIFENAS. “O Hudson foi meu professor e agora poder ser orientador dele é maravilhoso. Foi um excelente aluno.”

No site www.unifenas.br é possível conhecer este programa e outros de pós-graduação oferecidos pela Universidade.