2 de julho de 2019

UNIFENAS leva alunos a Harvard e ao MIT

Estudantes de diversos câmpus da UNIFENAS que participaram da 3ª edição do Formação de Estudantes Líderes para o Século 21

Colaboração: Pró-reitoria Acadêmica

A UNIFENAS levou aos Estados Unidos, 6 alunos, selecionados para participarem de um programa inovador de aperfeiçoamento de competências e liderança para os estudantes brasileiros, a 3ª edição do Formação de Estudantes Líderes para o Século 21, que ocorreu no período de 23 a 29 de junho de 2019.

Esta edição teve a participação dos alunos de diversos câmpus da UNIFENAS: Lucas Horta de Pádua da Silva (Medicina/Alfenas); Guilherme Aníbal Figueiredo Furtado Bastos (Direito/Alfenas); Ludmila Aredes Brandão (Direito/BH); Matheus Bossi Delucca de Faria (Medicina/BH); Sara Oliveira Brito (Psicologia/Varginha) e Brenda Dias de Jesus (Fisioterapia/Divinópolis) que foram selecionados por um Edital divulgado pela UNIFENAS que contemplou os alunos com melhores desempenho acadêmico, participação em monitorias, projetos de pesquisa e extensão.

Conjuntamente com eles, o programa, que é realizado em parceria com SEMESP/LASPAU, levou outros 34 estudantes brasileiros para a cidade de Cambridge, Massachussetts, para que eles vivenciassem experiências exitosas nas renomadas Harvard University e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O programa desenvolveu habilidades de liderança nos estudantes, capacitando–os para que se tornem referência nos projetos acadêmicos e avancem os esforços de internacionalização de suas respectivas instituições de ensino superior.

Os alunos participaram de cinco workshops, desenvolvendo habilidades para que de fato sejam agentes de mudanças. Entre as habilidades estavam: liderança, persuasão, comunicação, Design Thinking, criatividade e empreendedorismo.

Nas visitas guiadas às instituições mencionadas, eles puderam aprender diretamente as iniciativas inovadoras de cada uma dessas instituições visitadas. Ao final do programa, os participantes retornaram ao Brasil capacitados a aplicar as ferramentas aprendidas de forma colaborativa e interdisciplinar, tornando-se líderes do século 21.

Para o professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, Pró-reitor Acadêmico da UNIFENAS, o envio dos alunos ao exterior, com total custeio pela Universidade, corrobora o compromisso institucional com a qualidade de ensino, dando oportunidade aos alunos UNIFENAS de vivência no exterior, fundamentada em princípios sólidos para complementação de sua formação.