9 de julho de 2019

UNIFENAS presente em Pacto Nacional pela Primeira Infância

Rosângela Fressato
Representantes do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ANUP presentes no evento. Professor Rogério Prado, Júlia Jungmann, Larissa Martino e demais representantes de outras IES

A UNIFENAS esteve representada pelo diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Rogério Ramos do Prado, na reunião pela assinatura do Pacto Nacional pela Primeira Infância, cujas finalidades são traçar um diagnóstico da situação da atenção às crianças de 0 a 6 anos no país, capacitar profissionais envolvidos no Marco Legal da Primeira Infância e implementar as boas práticas da legislação sancionada em 2016. O Pacto foi assinado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e outros representantes de órgãos e entidades.

O evento ocorreu na Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 25 de junho, e contou com a presença, entre outros, do Ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Dias Toffoli; o Ministro da Cidadania, Osmar Terra; a Ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves; o Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz; a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge; e a deputada Leandre Dal Ponte, Presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância.

Reunião do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ANUP

Ainda no dia 25, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ANUP (Associação das Universidades Particulares), coordenada por Júlia Jungmann, responsável pelo Programa ANUP SOCIAL e Larissa Martino, diretora da Associação. O encontro ocorreu em Brasília, com a presença dos representantes indicados pelas Instituições de Ensino Superior associadas da ANUP André Moreira Rocha (FAPAC - Porto Nacional - Tocantins), Reni Domingos dos Santos (INSTED - Mato Grosso do Sul), Leliane Moreira (UNIP - São Paulo), Maria Elizabeth Saldanha (UNICID - São Paulo), Rogério Ramos do Prado (UNIFENAS - Alfenas - MG) e Suelen Miranda (FMIT - Itajubá - MG).

A reunião teve como objetivos a apresentação e discussão do planejamento estratégico 2019/2020, a aprovação do calendário de atividades para segundo semestre de 2019 e a formação de sub-grupos para revisão e contribuições ao planejamento estratégico.

O representante da UNIFENAS, Prof. Rogério Prado, conta que foram definidos, na reunião, o mapeamento das atividades de responsabilidade social desenvolvidas pelas associadas; a formação de uma rede de colaboração nas IES e as parcerias com organizações da sociedade civil e poder público voltadas para projetos sociais. Na oportunidade, ele sugeriu a realização de pactos municipais pela primeira infância nos diversos municípios de abrangência das Instituições de Ensino Superior vinculadas à ANUP, bem como propôs o apoio das Instituições de Ensino Superior na elaboração de Planos Municipais para a Primeira Infância (PMPI).