30 de agosto de 2019

Pró-reitor acadêmico é homenageado no Congresso de Odontologia

Professor Mário Sérgio, patrono do Congresso, e a Professora Arislane Baldim, coordenadora do curso de Odontologia

O Professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico da UNIFENAS, foi homenageado como patrono na abertura do 17º Congresso de Odontológico, no câmpus de Alfenas. Com a sua vida de estudante e a carreira profissional atrelada à Universidade, na cerimônia realizada no Auditório Professor Edson Antônio Velano, ele demonstrou o orgulho de ser lembrado pelos organizadores do evento. Esta edição do Congresso contemplou a “Abordagem Interdisciplinar da Odontologia Moderna”, em seus minicursos e palestras que ocorreram de 20 a 23 de agosto.

Graduado em Odontologia pela UNIFENAS em 1997, com mestrado, doutorado, dois estágios de pós-doutorado, o homenageado seguiu na carreira de gestão. É avaliador do Ministério da Educação de curso de ensino superior, avaliador de residências multiprofissionais e saúde pelo Ministério da Saúde e atualmente conselheiro da Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares). Este é um breve currículo do professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, que afirma que estar pró-reitor acadêmico da UNIFENAS é uma de suas maiores satisfações. “A gente tem usado a expressão do ‘faz sentido’, de fazer sentido as coisas na vida. E uma das coisas que de fato nos orgulha muito é sempre trabalhar em prol dessa Universidade, sempre trabalhar em prol dos alunos que aqui estudam. Para que possam buscar o seu melhor no mercado profissional, buscando sempre uma boa colocação e uma boa transformação da sociedade em que eles estão inseridos.”

A dedicação do homenageado para alcançar seus objetivos foi uma das mensagens que se buscou transmitir aos alunos de graduação. Como acredita a professora Arislane Andrade Baldim, coordenadora do curso de Odontologia, as conquistas profissionais do professor Mário Sérgio sinalizam aos estudantes que eles são capazes de alcançar a almejada realização profissional. “Por um acaso, fui professora; ele foi meu aluno. Estou aqui desde a primeira turma, e a gente vê a pessoa crescer, e como é bom ver um aluno, um egresso, superando o professor. É excelente.”

A homenagem integrou a programação da 17ª edição do Congresso Odontológico. Ele contou com uma mesa-redonda formada por egressos que falaram sobre a “Abordagem Interdisciplinar da Odontologia Moderna”, tema central do evento desenvolvido com minicursos, de duas horas de duração. Segundo o professor Marcelo Soares Bertoco, coordenador adjunto do curso de Odontologia, os minicursos contemplaram diversas disciplinas, com enfoque no que há de mais moderno na área. “Então, nós selecionamos vários temas de interesse, entre os quais a harmonização facial, que é um tema que tem despertado muito interesse de vários tipos de profissionais. E a busca dos pacientes por uma estética mais bem definida, também leva a uma procura muito grande. Então, a partir daí, nós selecionamos os assuntos que mais interessariam aos nossos acadêmicos dentro da atualidade da Odontologia brasileira.”

Presente à abertura, o Dr. Alberto Magno Rocha Silva, presidente do CROMG (Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais), destacou o envolvimento acadêmico com o Congresso. “Eu tenho que dar os parabéns para a Universidade, para a faculdade de Odontologia, tenho que dar parabéns aos organizadores e a esses alunos que demonstram que realmente querem fazer o certo, querem estudar e se formar de maneira adequada”.