11 de outubro de 2019

Aplicativo promete agilizar processos que validam a presença em eventos

Os alunos Luan Vieira de Souza e Pedro Filipe Costa Araújo, responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo

Estudantes do 8º período do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS desenvolvem aplicativo de Gerenciamento de Eventos Científicos para automatizar o processo de lista de presença de participantes. A partir do QRCode, presente nos crachás, é feita a leitura do participante e registrada a sua presença. O que a primeira vista parece simples, na verdade, acelera o processo de confirmação de entrada, pausa para o café, retorno e saída. Isto comprova a participação do estudante na íntegra do evento. Outro beneficio é a geração automática do certificado de participação.

O aplicativo foi testado na Semana de Medicina Veterinária da UNIFENAS, e os criadores pretendem estender o seu uso para outros eventos da Universidade. Ele é resultado de parte do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos alunos Luan Vieira de Souza e Pedro Filipe Costa Araújo. O trabalho dos estudantes é mais avançado do que o apresentado na Semana da Veterinária e envolve gerenciamento de grandes eventos, com a coleta de dados mais minuciosos e recurtos tecnológicos diferenciados.

De acordo com o professor Celso de Ávila Ramos, um dos orientadores do TCC, o aplicativo também tem outra forma de fazer o registro da presença sem a necessidade de um crachá físico e será capaz de medir até mesmo a satisfação em relação às palestras, por exemplo. “É um trabalho multidisciplinar que envolve inteligência artificial e sistemas embarcados”, disse o professor.