25 de outubro de 2019

MEC recredencia a UNIFENAS com conceito máximo

Comissão comprova a qualidade do ensino e a infraestrutura da Universidade

Com infraestrutura diferenciada, a Universidade permite ao acadêmico a vivência prática

A UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano), que no início da década de 1970 criou seus primeiros cursos em Alfenas, recebeu neste mês de outubro de 2019 a visita de uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação para recredenciar a instituição. A partir de critérios estabelecidos pelo próprio MEC, os avaliadores analisaram a instituição em um todo, desde a parte documental, de infraestrutura, até entrevistas com universitários, professores e colaboradores. Concluído o trabalho, eles atribuíram à UNIFENAS a nota 5, ou seja, o conceito máximo conferido pelo Ministério da Educação.

O recredenciamento, comemorado pela comunidade acadêmica da UNIFENAS, coroa o planejamento da instituição, que ao se apoiar nas necessidades regionais e com os elementos fornecidos pela avaliação institucional, cresceu. Consolidou-se pela tradição na educação e pela qualidade que a fez completa com ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A instituição, que possui cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, com mestrados, doutorados, estágios de pós-doutorado reconhecidos pela CAPES/MEC, além de Alfenas, está presente com suas unidades em Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. Sua missão é "Formar o profissional-cidadão competente, ético, crítico e criativo, capaz de contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e que concorra para o desenvolvimento da região e do País".

Sob a direção da reitora Maria do Rosário Araújo Velano e suas filhas, Larissa Araújo Velano (pró-reitora Administrativo-financeira) e Viviane Araújo Velano Cassis (vice-reitora), a história da Universidade está entrelaçada à de seu fundador, o Professor Edson Antônio Velano que guardava em sua essência o DNA da educação, criação e transformação.

“RUF 2019” (Folha de São Paulo) e “Guia da Faculdade” (Estadão)

O comprometimento da UNIFENAS com a educação vem, ao longo dos anos, em ascensão. Em 2018, o MEC também credenciou a sua Educação a Distância com conceito 5, assim como muitos dos seus cursos de graduação. Em 2019, o “RUF” (Ranking Universitário Folha) da Folha de São Paulo e o “GUIA DA FACULDADE” do Estadão também colocam as graduações da instituição em destaque no cenário nacional.

Conforme apurou a Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS, ao divulgar Ranking das Universidades Brasileiras, o Jornal "Folha de São Paulo" a considerou como a 2ª melhor universidade privada de Minas Gerais pelo 2º ano consecutivo. O Curso de Medicina da instituição é o melhor em qualidade de Ensino entre as instituições privadas do Estado.

A UNIFENAS obteve os melhores resultados, como universidade privada de MG, nos seguintes itens: Ensino (professores com tempos integral e parcial), Pesquisa (número de publicações e citações por docentes), e Internacionalização (número de citações internacionais por docentes).

O curso de Agronomia da UNIFENAS ocupa a posição de 2º melhor curso de Agronomia de Instituições privadas de Minas e do País. No Estado, o curso também obteve os melhores resultados entre as privadas, em número de docentes com mestrado e doutorado e melhor resultado no ENADE, além de estar entre os 20 melhores cursos de Agronomia do Brasil.

Ao todo, nove cursos de graduação estão em 1º lugar, como melhores cursos de instituições privadas, de pequeno porte, no Estado de Minas Gerais: Agronomia, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia. Em 2º lugar aparecem os cursos de Administração, Biomedicina, Educação Física e Nutrição. Há também outros cursos classificados entre os 5 melhores: Ciências Contábeis (3º. Lugar), Enfermagem (3º. Lugar), Fisioterapia (3º. Lugar) e Pedagogia (4º. Lugar).

Quanto ao Jornal “ESTADÃO”, do Estado de São Paulo, ao divulgar o “Guia da Faculdade”, atribuiu estrelas para os melhores cursos de graduação do País. Novamente a UNIFENAS conquistou 70 estrelas, sendo 7 cursos com 4 estrelas, 14 cursos com 3 estrelas, num total de 21 cursos estrelados.

Estes são alguns dos dados que reafirmam o porquê da UNIFENAS ser a melhor Universidade privada do Estado de Minas Gerais, como apontou o IGC do INEP/MEC.