18 de novembro de 2019

Projeto pretende castrar cães abandonados e colocá-los para adoção

Rosângela Fressato
Os animais foram fotografados gratuitamente pela Estúdio Fotográfico Walter Moraes

Um projeto elaborado por alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS pretende castrar os cães abandonados no câmpus da Universidade e também nas ruas de Alfenas e colocá-los para adoção.

O primeiro passo do projeto foi a confecção de um calendário 2020. Para isso, os acadêmicos recolheram os animais, que, após receber banhos e tosa doados por pet shops de Alfenas, além de receber vacinas e medicamentos, foram fotografados juntamente com alunos e professores.

A coordenadora do curso, professora Patrícia Paiva Corsetti de Almeida, comenta que as pessoas interessadas pelos calendários farão uma contribuição com a quantia que puderem e estes recursos serão utilizados na castração desses animais, que serão também colocados para doação. “Nós pensamos em fazer algo que pudesse mudar a história desses animais. A maioria deles não nasceu nas ruas, eles foram abandonados e isso mexe com a gente, mexe com o curso. Foi uma ideia também de mostrar para a sociedade o que a Medicina Veterinária tem a contribuir com este aspecto e que essa situação é um problema de todos e não somente de quem estuda, nem só do médico veterinário”.

Segundo a coordenadora, os alunos já estão à procura de uma gráfica que possa colaborar na confecção dos calendários. Os acadêmicos também farão um cadastro e entrevista com os possíveis tutores trabalhando com eles a posse responsável dos animais. “O Hospital Veterinário fará doações de consultas e auxílio médico veterinário para incentivar as pessoas a adotarem estes animais”.

Patrícia ressalta que a ideia inicial é trabalhar com todos os animais do câmpus e, posteriormente, estender o projeto para os animais da cidade e, ainda, num futuro, com aqueles indivíduos de baixa renda para quem possam trazer os animais.

O curso de Estética e Cosmética também colaborou com o projeto, realizando a maquiagem nas alunas que participaram da campanha.