18 de novembro de 2019

Renata Tolentino fala a alunos de Odontologia sobre motivação

Vencedora de “O Aprendiz – O Retorno”, ela contou sua trajetória de vida

Renata afirma: “Em um grande problema não deixe o seu corpo e a sua mente quebrar. Só entorte, só envergue e siga. Vá para frente e acredite em você.”

Refletir sobre o atual momento e buscar estímulo para superar os desafios. Estas duas questões foram trabalhadas com os alunos do curso de Odontologia da UNIFENAS que estão prestes a fazer o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A publicitária Renata Tolentino esteve no câmpus de Alfenas para conversar com os acadêmicos, contar sua trajetória de vida e mostrar como conseguiu dar a volta por cima, após ficar em segundo lugar no programa “O Aprendiz”, em 2011, e perder um milhão de reais, para em 2014 tornar-se campeã do programa “O Aprendiz – O Retorno”.

Na palestra, Tolentino falou de gestão, de sonhar, do querer vencer monetariamente, do trabalho em equipe, do se expor para crítica ou elogio, de ser resiliente. Como disse, na vida as vitórias e as derrotas ocorrem. Questionou se diante de um problema nos envergamos ou quebramos. E ponderou sobre o fato de que se aceitou participar e venceu “O Aprendiz – O Retorno” isto se deve à sua postura mental. “A nossa mente controla as nossas ações, e a gente precisa aprender a controlar essa mente. Porque a gente fica nervoso, quer desistir, acha que é incapaz. Então, se verdadeiramente acreditar e encontrar esse ponto de equilíbrio, pode-se ir mais distante. Não quer dizer que sempre vá vencer, porque nem sempre vencer é o resultado de uma ação.” E conclui: “O importante é sonhar, não desistir e conquistar”.

Arislane Andrade Baldim, coordenadora do curso de Odontologia, ressaltou que a história de vida de Renata Tolentino é de superação. A palestra com a publicitária teve a intenção de motivar os alunos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. “Na realidade, os meninos, em conteúdo, em aprendizado, a gente acredita com toda certeza que eles têm esse conteúdo. O que precisa é estarem motivados a superar os obstáculos para chegarem nessa prova e conseguir um bom resultado; que é o que a gente espera e é no que acredito.”