20 de dezembro de 2019

“Plantificar” é concluído com comemoração no Buruti

Da redação
Projeto visa desenvolver competências multidisciplinares com conscientização do uso correto de plantas medicinais, saúde e bem-estar

O projeto de extensão “Plantificar” da UNIFENAS encerrou suas atividades de 2019, neste mês de dezembro. Integrantes do projeto foram até a comunidade rural Buriti, em Divinópolis e levaram mudas de plantas medicinais para a população. Foram doadas 70 mudas de espécies citadas durante levantamento etnobotânico realizado pelo projeto.

A população recebeu informações sobre o uso correto das plantas, o reconhecimento das espécies, as formas corretas de preparo e os riscos. Houve também uma campanha com os alunos da Unifenas para a arrecadação de brinquedos a serem doados às crianças carentes da comunidade. A arrecadação de 150 brinquedos, na Universidade, contou com a parceria dos alunos da Superliga.

Também foram prestadas informações sobre qualidade de vida e saúde, com aferição de pressão arterial e glicemia, pelos alunos da Biomedicina. Esse evento contou, também, com a parceria do projeto Somar, em que alunos de Odontologia realizaram escovação em crianças de 3 a 4 anos, com doação de “kits” de higiene bucal.

Os alunos do curso de Educação Física contribuíram com atividades de recreação e um “aulão de ritmos” para crianças e adultos. O evento também contou com a parceria de uma contadora de histórias, cama elástica e o Papai Noel para a entrega dos presentes.

A coordenação das atividades ficou sob a responsabilidade da professora Kamilla Monteiro dos Santos Dias, que teve o apoio das professoras Lorena Sales e Jéssica Aparecida Silva.