17 de janeiro de 2020

Aluno da UNIFENAS em 1º lugar no Ranking Plataforma Cuboz

Fábio Vilela, aluno dos curso de Ciências Contábeis da UNIFENAS

Fábio Vilela, aluno do curso de Ciências Contábeis da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, atingiu a maior pontuação do Ranking Plataforma Cuboz NAFs (Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal) do sul de Minas. A pontuação de 569 lhe garantiu a primeira colocação, 86 pontos à frente do segundo colocado. Por meio da Delegacia da Receita Federal em Varginha, o Ranking tem por objetivo premiar com um certificado os alunos do ensino superior que mais concluíram cursos na plataforma. O Cuboz é utilizado pela Receita Federal como ferramenta de capacitação dos estudantes que atuam nos NAFs.

O sul de Minas possui 20 Núcleos. Eles foram criados a partir das parcerias entre as instituições de ensino superior e a Receita. Dos seus objetivos destacam-se três pontos: o primeiro é “disponibilizar orientação contábil, tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, a microempreendedores individuais e a entidades sem fins lucrativos”; outro ponto é “proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação”; e o terceiro é “qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática, proporcionar a aplicação do seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias, por exemplo, por meio de discussões, criação de palestras, grupos de estudos, treinamentos e visitas guiadas à RFB (Receita Federal do Brasil)”.

Em e-mail encaminhado à professora Juliana Mafra Salgado Andrade, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNIFENAS, Eduardo Antônio Costa, da Delegacia da Receita Federal em Varginha, destaca que os NAFs do Sul de Minas têm prestado excelente atendimento à população. Ele afirma que o incentivo dos coordenadores é necessário para que os alunos realizem os treinamentos na plataforma Cuboz.

Além do bom resultado obtido pelo aluno Fábio Vilela no Ranking Plataforma Cuboz NAFs do Sul de Minas, o NAF da UNIFENAS, que é coordenado pelo Professor Jefferson Soares de Avelar, tem se destacado no cenário Nacional em número de atendimentos.