19 de fevereiro de 2020

Chefs Gourmet trocam experiências com universitários

Professor Ávner apresentou ao Chef Roberto Augusto (lado oposto à mesa) o que preparou para degustação dos acadêmicos

Os primeiros Chefs Gourmet (Gastrólogos) a se formar no curso de Gastronomia da UNIFENAS participaram de uma aula inaugural em que entraram em contato com dois profissionais dedicados à gastronomia brasileira. Por meio de videoconferência, trocaram experiências com a Chef Tanea Romão, do Restaurante Kitanda Brasil, de São Paulo, e presencialmente com o Chef Roberto Augusto, que saiu de Alfenas para ministrar cursos pelo Brasil e apresentar o seu talento na culinária em emissoras de TV, atualmente no programa Santa Receita, de Claudete Troiano, na TV Aparecida. A aula ocorreu no dia 10 de fevereiro, no auditório Professor Edson Antônio Velano.

“Excelente noite para todos vocês! Já percebo que é um público diferenciado, eclético e muito importante para a UNIFENAS, nesse nosso primeiro curso de Gastronomia; que certamente deve ser o curso mais gostoso e saboroso da Universidade”. A fala descontraída do Professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, e que resultou em aplausos, deu as boas-vindas aos acadêmicos do curso. “Depois dessa salva de palmas quero agradecer de fato a vocês, que escolheram o melhor curso para fazer. Sejam todos muito bem-vindos, sucesso à nossa primeira turma de formandos em Gastronomia da UNIFENAS”, disse.

Como divulgado pela instituição, a nova graduação formará profissionais com o “domínio de diferentes conhecimentos e técnicas culinárias e culturais relacionados à gastronomia mundial e regional; paralelamente à ênfase artística, permitirá uma atuação diferenciada e inovadora”. O curso terá a duração de 6 semestres e será ministrado no período noturno. A sua estruturação contou com o apoio do Chef Roberto Augusto. Como um dos palestrantes da aula inaugural, Roberto falou dos seus 16 anos na gastronomia e como os programas de TV o projetaram para o Brasil. Ele acredita que o amor pela profissão sempre traz bons resultados. “A pessoa trabalhando bem, corretamente, tendo uma boa gastronomia, uma boa culinária, ela sempre terá sucesso”, afirmou.

O Chef também falou da estrutura do curso de Gastronomia da UNIFENAS e suas expectativas. “Eu espero que ele seja um dos melhores, não vou dizer da região, mas um dos melhores do Brasil. Porque a Universidade é maravilhosa, a Universidade é ampla. Ela tem espaço para receber esse curso.”

O Prof. Ávner Augusto Pires Pereira, coordenador do curso, organizou a aula inaugural com a proposta de que os alunos tivessem contanto com profissionais que pudessem contribuir para a formação deles. Sua amiga particular, a Chef Tanea Romão, não pôde estar presente, mas conversou com os alunos por meio de videoconferência e lhes transmitiu uma visão mais ampla do mercado de trabalho. “É muito importante que os meninos tenham o contato desde o primeiro período com o mercado de trabalho, com pessoas do mercado de trabalho, para entender o que os espera lá fora. Para sair daqui um profissional muito completo. Então, esse é o maior objetivo, hoje, do curso: fazer um profissional completo”, destacou o coordenador.

A aula foi encerrada com um momento de confraternização e degustação para os alunos entenderem um pouco mais da Gastronomia.