Notícias

28 de fevereiro de 2020

Projeto Rondon: Três equipes da UNIFENAS são selecionadas


Everton Marques
Ampliar foto
Professores da UNIFENAS que participaram da elaboração dos projetos de BH: Fabiano Gonçalves Guimarães, Silvana Maria Elói, Lidiane Ap. Pereira de Sousa (coordenadora da extensão BH - Medicina), Maria Aparecida Turci e Sidney Marques Vieira

Uma equipe da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, e duas do câmpus de Belo Horizonte integrarão operações do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, que ocorrem em julho de 2020. Elas atuarão nos estados de Goiás, Bahia e Minas Gerais. De acordo com os professores envolvidos com os projetos, eles e seus alunos, de diferentes cursos da Universidade, desenvolverão ações voltadas para o bem-estar-social e a capacitação da gestão pública das comunidades a serem atendidas nas Operações “Portal do Sertão” e “Lobo-Guará”.

As equipes de Belo Horizonte participam das duas Operações. Dentro da “Portal do Sertão”, o trabalho será desenvolvido no município de Macururé – BA e na “Lobo-Guará”, na cidade de Alto Paraíso – GO. Em ambas, a Universidade foi selecionada para o conjunto A, no qual atuará nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, saúde e educação.

Por meio da Operação “Lobo-Guará”, no município de Cabeceira Grande – MG, a equipe da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, foi selecionada para o conjunto B. A ação contará com oficinas e atividades de comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho.

Dentro das operações, normalmente cada equipe envolve dois professores e oito alunos. Como destacou a professora Lidiane Souza, do câmpus de Belo Horizonte, o Projeto Rondon “constitui exemplo máximo da extensão universitária: ‘aproximação entre academia e comunidade’”.

Além do Ministério da Defesa, o Proejto Rondon envolve o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.